Descreva a crítica ao pensamento de padrões éticos pautados em códigos deontológicos fundamentados numa ética normativa e as dificuldades enfrentadas na sociedade atual com relação a essa utilização de padrões de ética para as atividades profissionais em sociedades complexas como a atual.
Soluções para a tarefa
O Código de Ética Profissional representa a dimensão ética da profissão, tendo caráter normativo e jurídico. Ele delineia parâmetros para o exercício profissional, define direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados
Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo.
É sempre importante fazer uma análise de como a ética se faz presente em nossa vida, nos dias atuais, pois se observa que certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores procuram nos guiar através de nossas escolhas
Assim, por exemplo, se eu doar dinheiro para acções de caridade por ter profundos sentimentos de compaixão pelos mais necessitados, a minha acção não será necessariamente moral, segundo Kant: se eu agir apenas em função dos meus sentimentos de compaixão e não em função de um sentido do dever, não terei agido moralmente.
Deontologia na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. É também entendida como a parte da Filosofia que trata dos princípios, fundamentos e sistemas da moral.
Também é, às vezes, descrita como a
ética baseada na "obrigação" ou em
"regras", porque regras lhe "vinculam a
seu dever". A ética deontológica é
comumente contrastada com o
consequencialismo e a ética da virtude.
Nesta terminologia, a ação é mais
importante do que as consequências.
A ética no ambiente profissional contribui
para garantir o bom andamento das
atividades e favorecer o clima
organizacional sadio e harmonioso.
Dessa forma, os funcionários passam a
desenvolver mais confiança entre si, o
que auxilia no aumento da produtividade.