1.Estudando a confirmação de gametas,um estudante concluiu que o emparelhamento de cromossomos homólogos na prófase I e organização dos cromossomos na região equatorial da célula na primeira divisão da meiose são eventos essenciais para explicar as leis de Mendel.Justifique a afirmação do estudante.
2.Um estudante afirmou que os gametas de um indivíduo eram heterozigotos.Por que essa afirmação está errada?
Soluções para a tarefa
1)
As leis de Mendel trata de segregação independente dos cromossomos na formação do gameta
Na prófase I,ao acontecer o emparelhamento dos cromossomos e a organização dos cromossomos na região Equatorial da célula na metáfase II, é garantido que cada célula receba a mesma quantidade de cromossomos
2)
Os heterozigotos são células com 2n = 46 (no caso humano), ou seja, para cada cromossomo há um homólogo. Assim, as únicas células heterozigóticas no indivíduo são as células somáticas.
Quando ocorrem os processos de gametogênese, há a geração de gameta homozigoto (no humano, n=23). Dessa forma, quando o gameta feminino (ovócito) e o gameta masculino (espermatozoide) se encontrarem e ocorrer a fecundação, o zigoto formado será 2n=46, sendo que cada par cromossomal tem um exemplar da mãe e um exemplar do pai.
Se cada gameta fosse heterozigoto, na hora da fecundação haveria anormalidades na formação do indivíduo.