Descreva a condutibilidade elétrica de cada elemento abaixo na forma sólida e líquida:
Ouro
Ferro
Cobre
Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Água
Soluções para a tarefa
Condutibilidade ou condutividade elétrica:
❑ A condutividade elétrica é uma propriedade que permite a movimentação de elétrons, isto é, corrente elétrica. Não são todos os compostos ou moléculas que podem conduzir elétrons, existem algumas "condições" pra que isso aconteça.
Ligações metálicas:
❑ Acontece que em ligações metálicas os metais tem uma grande capacidade de doar seus elétrons, quando juntam-se muitos metais são muitos elétrons doados mas ninguém para receber então acaba que neste tipo de ligação temos elétrons livres, o que chamamos também de "mar de elétrons". Por isso compostos metálicos têm uma capacidade extremamente grande de conduzir estes elétrons.
Ouro (Au):
❑ Quando é dado o nome de um elemento sozinho como este imaginamos que seja um pedaço/uma barra formada somente por átomos de ouro por exemplo. Ouro é um metal de transição então quando ligado a outros átomos de ouro forma uma ligação metálica.
- Sólido:
Tanto no o estado sólido quanto no líquido TODOS os metais tem uma condutividade elétrica alta.
- Líquido:
Condutividade elétrica alta.
Ferro (Fe):
❑ Pelos mesmos motivos comentados acima o ferro, tanto sólido quanto líquido, tem boa condutividade elétrica:
- Sólido:
Condutividade elétrica alta.
- Líquido:
Condutividade elétrica alta.
Cobre (Cu):
❑ Também é um metal como os dois elementos acima, portanto a mesma situação:
- Sólido:
Condutividade elétrica alta.
- Líquido:
Condutividade elétrica alta.
Cloreto de sódio (NaCl):
❑ O cloreto de sódio se trata de um composto iônico, isto é, formado por uma ligação iônica. Em ligações deste tipo um átomo tende a doar elétrons (metal) e um tende a receber (ametal). Isto acaba formando íons, os cátions (+) que perdem elétrons e os ânions (-) que recebe, os elétrons. Isso causa uma atração muito forte entre eles e acabam fazendo uma ligação e formando um composto:
Podemos ver acima que quem perde os elétrons é justamente o sódio que é um metal, enquanto o cloro (ametal) o recebe ficando com carga resultante negativa.
- Sólido:
Baixa condutividade elétrica. Compostos iônicos no estado sólido não vão conduzir elétrons pois já estão estáveis e a ligação iônica é uma ligação muito forte.
- Líquido:
Condutividade elétrica alta. Quanto no estado líquido ou até dissolvidos em água, os compostos iônicos (o NaCl neste caso) podem conduzir corrente elétrica pois os íons estarão livres (e não mais presos a uma estrutura rígida) e com mais mobilidade podendo fazer a condução dos elétrons.
Água (H₂O):
❑ A água por incrível que parece não é uma boa condutora elétrica. Sua molécula é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (ametal), o que caracteriza uma ligação covalente. Claro, estamos falando da água pura, sem nenhuma impureza. Quando é colocado um sal, base ou mesmo ácido em água as interações entre as moléculas podem produzir íons livres e assim passar conduzir corrente elétrica, essa é a água que vemos no dia a dia. Mas para realizar as atividades consideramos apenas a água em seu estado puro.
- Sólido:
Baixa condutividade elétrica.
- Líquido:
Baixa condutividade elétrica.
_______________
Esta resposta também pode ajudar ;)
Ligação iônica: https://brainly.com.br/tarefa/30038015
==============================
Espero ter ajudado, bons estudos
Matheus :D
- Explicação:
A condutibilidade elétrica depende do tipo de ligação que a substância faz - metálica, iônica ou covalente - , ou que tipo de elemento está envolvido - metal ou ametal.
- Resumo:
Vamos analisar a composição de cada um dos elementos de acordo com essa lista:
De acordo com o material:
- Metal: conduz eletricidade muito bem, devido ao mar de elétrons que se forma em sua camada externa (tem tendência a doar elétrons). Tanto na forma sólida quanto líquida, a condutibilidade elétrica é alta.
- Ametal: devido a sua tendencia a ganhar elétrons, os elementos ametais não conduzem eletricidade por não terem tendência a doar elétrons. Logo, não tem cargas livres.
De acordo com a ligação:
- Metálica: Conduz muito bem eletricidade pelo mesmo fator dos metais em si, já que é formada por dois metais: eles formam um mar de elétrons, por terem tendência a doar cargas. Esse mar torna o elemento extremamente condutor, tanto na forma sólida quanto líquida.
- Iônica: Só conduz eletricidade em meio aquoso / líquido, quando a ligação se desfaz em íons positivos e negativos.
- Covalente: Não conduz eletricidade.
- Análise:
Agora sim, vamos analisar cada um dos casos dados:
a. Ouro (Au): o ouro é um metal, logo conduz corrente na forma líquida ou sólida.
b. Ferro (Fe): o ferro é um metal, logo conduz corrente na forma líquida ou sólida.
c. Cobre (Cu): o cobre é um metal, logo conduz corrente na forma líquida ou sólida.
d. Cloreto de sódio (NaCl): O sal de cozinha é um composto iônico, juntando um metal e um ametal, que se ioniza em Na+ e Cl-. Logo, ele é condutor na forma aquosa ou líquida, mas não é condutor na forma sólida.
e. Água (H20): a água é um composto covalente, pois junta dois ametais, oxigênio e hidrogênio. Logo, ela não conduz corrente nem sólida nem líquida. Isso para a água pura, a água que bebemos e usamos no dia a dia é tratada e fortificada com metais e outros sais, por isso os metais conduzem corrente nela. Para o exercício, a água não é condutora.
Espero ter ajudado!