Descarte inadequado de resíduos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O descarte inadequado de resíduos deve ser combatido por todos nós. Assim, manteremos a cidade limpa e livre de possíveis doenças decorrentes da sujeira, além do prejuízo ao meio ambiente. Esse deve ser um trabalho conjunto entre prefeitura, moradores, empresas e até mesmo turistas que estejam na cidade.
Todo o lixo gerado pela população, seja ele doméstico, industrial ou hospitalar, tem dias específicos para serem coletados e a agenda desse tipo de serviço é de conhecimento público. Port isso, é muito importante e correto que o lixo seja colocado para a coleta apenas no dia certo. Assim, evitamos o acúmulo de lixo nas ruas e também que animais sem dono rasguem os sacos, espalhando os detritos nas vias públicas.
Além da poluição visual, o descarte inadequado de resíduos acaba se tornando uma grave agressão ambiental e até mesmo coloca em risco à saúde pública. Por isso, separamos uma lista com os problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos. Tenhamos consciência e mudemos nossos hábitos.
Obstrução de vias públicas
Depositar entulho em vias públicas prejudica a circulação e dificultam a mobilidade urbana, podendo causar inúmeros acidentes. Por isso, as construtoras têm a obrigação de contratar caçambas para o recolhimento do entulho. Assim, também deve ser para pequenas obras. Há locais adequados para o descarte de entulho.
Poluição ambiental
O lixo jogado incorretamente, seja em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos. Isso afeta diretamente nossa flora e fauna local.
Por exemplo: estabelecimentos comerciais, industriais e unidades de saúde podem descartar determinados resíduos que se infiltram no solo e são capazes de gerar contaminação do solo e dos lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas. Consequentemente poluindo a água que bebemos.
Essa é uma ação inapropriada que acabará voltando diretamente para nós!
Descarte do lixo nas ruas
Alagamentos e enchentes em períodos de chuva
Essa é uma das consequências mais danosas para quem vive em grandes cidades. Todo aquele lixo que não seguramos até chegar em uma lixeira e descartamos incorretamente contribuem para o acúmulo de sujeiras em galerias de águas pluviais. Assim, o acúmulo de lixo impede o escoamento rápido das águas pluviais, provocando alagamentos e enchentes.
Proliferação de doenças
o descarte inadequado de resíduos prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade. Com isso, a proliferação de pragas e de vetores de endemias têm grandes chances de ocorrer. São grandes os riscos à saúde pública. Esses resíduos contaminam o solo e a água, favorecem a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos. Com um pneu de borracha jogado em um terreno, já é passível de ser formado um criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.
Prejuízos ao turismo
A poluição da cidade com certeza afasta visitantes e turistas. E, com isso, perde também a oportunidade de impulsionar a própria economia. A limpeza pública é muito importante na hora de vender a imagem de uma cidade que vive do turismo.
Aumento dos gastos públicos com limpeza urbana
Com o descarte inadequado de resíduos, recursos que poderiam estar indo à saúde, educação, segurança ou cultura estão tomando outro caminho. Além disso, a prefeitura já gasta com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos, com o aumento do descarte inadequado de resíduos, ela é obrigada a alocar mais verbas no setor de limpeza urbana para recolher os detritos das vias públicas que foram descartados inadequadamente pela população.
Desvalorização de imóveis
Bairros em que os moradores e comerciantes não prezam pela limpeza perdem valor imobiliário. Assim, um local onde as pessoas se sentem à vontade para descartar lixo, entulho, mobília e quaisquer materiais, favorecendo a proliferação de roedores e insetos, prejudica a saúde dos moradores e comerciantes da região. Portanto, isso retorna diretamente na valorização do imóvel no bairro em que se encontra.
Por isso, todo nosso cuidado com o meio ambiente, no fim, só voltará a nós mesmos!
Por isso, é tão importante efetuar o descarte correto de todo e qualquer resíduo. Assim, todo esse material terá uma destinação correta e sustentável que não agrida o meio ambiente. Além disso, essa é uma regulamentação para empresas vigente pela Lei 12.305/10 que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Então confira tudo o que você precisa saber sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Resposta:o descarte de reisdo inadequando pode causar varias doenças como
Explicação: