Desastres ambientais:qual é o preço do desenvolvimento?
Soluções para a tarefa
Momentos marcantes, como o rompimento da barragem da mineradora Samarco, localizada em Mariana, Minas Gerais, fazem a sociedade refletir sobre os impactos das tragédias ambientais!
Tanto é que esse desastre ambiental é considerado pelo Governo Federal como sendo a maior tragédia ambiental da história do nosso país.
Embora essa seja a mais recente, ela ainda é apenas uma de muitas que já foram causadas no país nos últimos 30 anos.
Quer se aprofundar nesse assunto? Então continue lendo o artigo a seguir e entenda melhor alguns dos principais casos e seus impactos!
Não há como negar que nos últimos anos a degradação do meio ambiente está se elevando e, por isso, discutir esse assunto tem sido algo realmente muito importante.
De maneira geral, impacto ambiental consiste em todo e qualquer tipo de alteração que seja significativa para o meio ambiente em si, podendo ser provocada por meio de uma ação humana ou por fenômenos de caráter natural. Esses impactos podem ser considerados adversos ou até mesmo positivos.
No caso dos que podem ser vistos como algo positivo, pode-se citar atividades focadas na gestão de unidades para conservação, como ocorre em áreas como parques ou reservas.
Isso também pode ser associado ao reflorestamento de áreas que sejam consideradas degradadas, culturas de animais e plantas e até mesmo os denominados “Negócios Verdes” focados em processo de reciclagem.
Já quando o assunto trata de impactos adversos, pode-se mencionar casos que acabam ficando mais em destaque na mídia, envolvendo poluição, destruição de áreas verdes, água contaminada, e outros.
Infelizmente, no decorrer da nossa história os desastres ambientais não são uma novidade, mas algo recorrente. Muitos, inclusive, acabam marcando drasticamente nosso país.
Não somente pode-se afirmar que o resultado desses casos proporciona uma grande quantidade de prejuízos ambientais, como também gera um impacto negativo e em grande escala para a nossa sociedade, para a economia e até mesmo para a cultura.
As dimensões provocadas pelos desastres são constantes e dificilmente deixaremos de ver na história do Brasil seus efeitos, mesmo em casos de desastres ambientais de anos atrás!
Se formos impor um preço para o desenvolvimento e a sua associação por parte dos desastres ambientais, a resposta seria uma só: caro!
Os danos ao meio ambiente não somente atingem plantas ou animais, mas também trazem muitos efeitos nocivos para o solo, à água, e o ar. Isso afeta a todos nós.
O desenvolvimento é algo que de fato impulsiona o homem, gera progresso e até mesmo permite que procuremos atestar nossas mais profundas capacidades e adaptações, mas quando feito de forma inconsciente, nos afasta do nosso elo mais profundo e importante: o nosso planeta.
Diante disso, os desastres ambientais são uma das maiores preocupações dos tempos atuais, principalmente porque os efeitos são arrastados por anos e mais anos à frente, e reverter essa situação dependerá da forma como encaramos a nossa existência.