Desafio
O trabalho em condições análogas à escravidão é um problema que ainda persiste no Brasil e em muitos
países do mundo. As atividades rurais respondem pela maior parte da mão de obra que vive nessas condi-
ções. Essa prática, no entanto, é ilegal. Para compreendê-la melhor, faça uma pesquisa para esclarecer os
seguintes pontos:
a) Quais são os critérios para determinar que trabalhadores estão em condições análogas à escravidão?
b) O que impede esses trabalhadores de se libertarem dessas condições?
c) Quem é responsável, no Brasil, por investigar os fazendeiros que praticam esse tipo de ilegalidade?
Ao final da pesquisa, elabore um pequeno texto indicando os principais motivos que levam a existência do
trabalho análogo à escravidão no Brasil e procure apontar formas mais eficazes de combatê-lo.
Por Favor !!! Preciso urgente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)O Artigo 149 do Código Penal define trabalho análogo ao escravo como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto.
b)Ameaças de morte, castigos físicos, dívidas que impedem o livre exercício do ir e vir, alojamentos sem rede de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, jornadas que ultrapassam 12 horas por dia, sem alimentação ou água potável, falta de equipamentos de proteção, promessas não cumpridas.
c)Ministério Público do Trabalho (MPT)
As principais causas da escravidão: são a concentração de terras nas mãos de poucos, a falta de alternativas de renda para as pessoas, o incentivo financeiro indiscriminado às empresas independentemente de como elas produzem e a vulnerabilidade social dos trabalhadores em razão da pobreza e da baixa escolaridade.
Alternativas para combater o trabalho escravo:
Talvez a mais importante, e cujos resultados serão sentidos a longo prazo, mas de forma essencial, é propiciar a educação de qualidade para a sociedade.O ensino muda o homem e faz com que ele mude a sociedade. A segunda alternativa sugerida é a maior fiscalização das áreas, conhecidas por meio de denúncia, que utilizam o trabalho escravo em suas atividades. Também a promoção de desenvolvimento nas regiões de onde provêm os cativos. Faz-se necessário que sejam implementados programas que resultem na melhoria da condição de vida das pessoas oriundas daquelas áreas.
Resposta:
Olá!
São diversas as diferenças entre os sistemas escravistas conduzidos durante a história da humanidade. É verdadeiro afirmar que os escravos do período moderno eram capturados ou comprados de suas terras natais, transportados como animais em navios em péssimas condições, e forçados a trabalhar sem receber um tostão. No período contemporâneo, os trabalhadores em condição análoga à escravidão (ou seja, condição semelhante) acabam optando, por vezes, em se entregar a trabalhos de baixa remuneração e em péssimas condições, recebendo salários baixos e alta carga de trabalho diária (12 e até 18 horas).
abraços