Desafio de Química
1. sabe-se que hoje, que as distribuidoras de combustíveis misturam a gasolina 20% em volume
de álcool para melhorar a qualidade dela. Identifique, nessa mistura, o solvente e o soluto
2. A solubilidade identifica o soluto ou solvente?
3. Para preparar um cafezinho, utilizamos a água fervente. Será que se usarmos água fria o café
terá o mesmo sabor? Justifique?
4. Porque é necessário especificar o valor da temperatura na determinação da solubilidade?
5. Como podemos identificar dois líquidos diferentes usando um sólido conhecido?
6. Em um medicamento encontramos a expressão "própolis em solução alcoólica”. O que
significa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A gasolina constitui a substância principal dessa solução (solvente) e o álcool em menor quantidade será dissolvido nela. Logo o álcool é o soluto e a gasolina o solvente.
2-Ela identifica os dois, um depende do outro. Solubilidade é a quantidade máxima de soluto dissolvido em uma quantidade padrão de solvente em uma determinada temperatura.
3- Não, a extração das substâncias se dissolvem na água a alta temperatura, e não se dissolvem a baixa temperatura. Se a água estiver em baixa temperatura, ela não consegue dissolver e extrair as substâncias do café que são dissolvidas à quente, e o café preparado não tem o mesmo sabor.
4-Porque a temperatura influencia diretamente no coeficiente de solubilidade das substâncias, uma vez que a grande maioria delas aumenta a solubilidade em maiores temperaturas. E cada substância apresenta solubilidade diferente em diferentes temperaturas.
5-Pela densidade dos liquidos, se vc tiver 1 solido de densidade conhecida vc larga no liquido para ver se afunda ou não. É um método simples mas eficaz caso conhecida as densidades.Neste tipo de análise, o sólido deve ter uma densidade conhecida, assim você pode identificar os líquidos sabendo se o sólido irá flutuar (menor densidade que o líquido) ou afundar (maior densidade que o líquido).
6-Um medicamento feito a base de própolis precisa ser diluído em álcool, pois é uma substância orgânica que não se dilui bem em água, e sim em álcool. No caso, o própolis é o soluto, o principio ativo do medicamente, e o álcool é o solvente, que estabiliza e diluir do fármaco.O própolis é basicamente uma resina de planta obtida por abelhas que sofreu alteração por enzimas presente na saliva das abelhas.
O própolis é um medicamento antigo, conhecido por combater infecções em vias aéreas de forma natural, proteger os dentes e melhorar a imunidade de modo geral.