Desafio
As normas de biossegurança se baseiam em ações que devem ser adotadas por todo trabalhador da saúde com o intuito de minimizar os riscos de transmissão de agentes infecciosos, principalmente veiculados por sangue e fluidos corpóreos ou presentes em lesões de pele, mucosas, restos de tecidos ou de órgãos, pois, atualmente, o maior risco é a possibilidade de contrair doenças infecciosas, como o vírus da imunodeficiência humana (aids), a hepatite B e a hepatite C.
Certo dia, na clínica de estética em que você trabalha, um colega recebe uma cliente que diz estar com uma reação alérgica no couro cabeludo, pois está apresentando algumas lesões, e está questionando se pode lavar e cortar o cabelo. Ele responde que não tem problema em fazer isso e que os produtos usados na lavagem do cabelo têm pH neutro, o que não agravaria a irritação.
Tendo em vista a biossegurança e seus princípios, responda as questões a seguir:
a) Você concorda com a postura do seu colega frente ao exposto pela cliente?
b) Qual é a medida necessária para assegurar o correto atendimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:a) A postura do colega está incorreta porque os princípios de biossegurança visam à segurança dos profissionais, do indivíduo em atendimento e dos outros clientes. Então, nesse caso, o que deveria ser analisado é se há riscos para os outros clientes e para o profissional, e não apenas se a alergia da paciente poderia piorar. Além das doenças infecciosas, é alta a chance de se adquirir dermatoses laborais, como as dermatites de contato, que podem ser causadas pelo manuseio inadequado de produtos químicos e pelo uso compartilhado de toucas de banho, tesouras, escovas, toalhas, grampos de cabelo, entre outros acessórios. O quadro das lesões dessa cliente pode, portanto, agravar.
b) Para o correto atendimento, é necessária a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) — nesse caso, luvas durante todos os procedimentos, incluindo os de manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, lavagem de cabelo e aplicação de produtos químicos, além de higienização de todos os utensílios utilizados antes e após os procedimentos. Por isso, entre os princípios de biossegurança, um dos mais importantes é o que determina a criação de uma equipe de gestão administrativa para gerenciar que as medidas necessárias para cada procedimento sejam cumpridas sempre — um manual de rotinas e procedimentos que contenha todas as informações para cada tipo de atendimento, criando uma rotina e promovendo segurança para as pessoas que trabalham e utilizam o serviços dos estabelecimentos estéticos.
Explicação:
a) A postura do colega está incorreta porque os princípios de biossegurança visam à segurança dos profissionais, do indivíduo em atendimento e dos outros clientes. Então, nesse caso, o que deveria ser analisado é se há riscos para os outros clientes e para o profissional, e não apenas se a alergia da paciente poderia piorar. Além das doenças infecciosas, é alta a chance de se adquirir dermatoses laborais, como as dermatites de contato, que podem ser causadas pelo manuseio inadequado de produtos químicos e pelo uso compartilhado de toucas de banho, tesouras, escovas, toalhas, grampos de cabelo, entre outros acessórios. O quadro das lesões dessa cliente pode, portanto, agravar.
b) Para o correto atendimento, é necessária a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) — nesse caso, luvas durante todos os procedimentos, incluindo os de manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, lavagem de cabelo e aplicação de produtos químicos, além de higienização de todos os utensílios utilizados antes e após os procedimentos. Por isso, entre os princípios de biossegurança, um dos mais importantes é o que determina a criação de uma equipe de gestão administrativa para gerenciar que as medidas necessárias para cada procedimento sejam cumpridas sempre — um manual de rotinas e procedimentos que contenha todas as informações para cada tipo de atendimento, criando uma rotina e promovendo segurança para as pessoas que trabalham e utilizam o serviços dos estabelecimentos estéticos