Psicologia, perguntado por leudsongama, 7 meses atrás

Desafio:
Ao estudar o conhecimento classificado como filosófico, foi possível observar que o pressuposto natural do ser humano se baseia em querer explicar os fatos naturalmente, pois faz parte da sua essência. Para tanto, a filosofia usa o questionamento constante no dia a dia, mas diferentemente do senso comum, o conhecimento filosófico problematiza o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido. Vamos pensar que você, aluno, participará de um seminário para discussão do tema conhecimento filosófico e seu grupo recebe o seguinte texto para debate: Descrição da imagem não disponível A partir dessa citação, você deve elaborar um texto dissertativo para ser apresentado no seminário, tendo como ponto de partida a questão: Como o conhecimento filosófico está presente nessa frase e como ele se relaciona com o cotidiano social das pessoas? Justifique.
Escreva sua resposta no campo abaixo:

Soluções para a tarefa

Respondido por alcoolfeitodegel
2

Resposta:

ele se relaciona mostrando a realidade do cotidiano da pessoa em relaçao com o assunto proposto no conhecimento filosofico que será discutido.

Respondido por hudsonfliegner
0

Resposta:

O conhecimento filosófico apoia-se na constante reflexão dos aspectos do cotidiano para a construção do saber. Esse tipo de conhecimento questiona o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido.

No texto de Zygmunt Bauman há essa mesma relação quando o autor menciona a inserção do homem à sociedade da modernidade. O que ele chama de “modernidade líquida”, refere-se ao momento histórico que vivemos atualmente, em que as instituições, "as ideias e as relações estabelecidas entre as pessoas se transformam de maneira muito rápida e sem a condição de controle".

O filósofo reflete que antigamente os valores do mundo moderno se transformavam em ritmo lento e previsível. Assim, tínhamos algumas certezas e a sensação de controle sobre o mundo – sobre a natureza, a tecnologia, a economia, por exemplo. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, com o surgimento de novas tecnologias e a globalização, ocorre a perda da ideia de controle sobre os processos do mundo, trazendo incertezas quanto à nossa capacidade de nos adequar aos novos padrões sociais, que mudam constantemente. É o que ele chama de liquidez.

Essa abordagem confirma que o conhecimento filosófico indaga a subjetivação do ser humano diante de mudanças sociais e tecnológicas que o cercam e o transformam. Podemos observar que nem sempre a ciência é suficiente para explicar o sentido geral do universo e, por isso, o homem tenta essa explicação por meio da Filosofia, estabelecendo uma concepção geral do mundo e criando o seu saber com base nessa reflexão.

Explicação:

Perguntas interessantes