Desafio
A realização de uma pesquisa pressupõe diferentes etapas. A escrita, por exemplo, como parte integrante, é consolidada após todo um trabalho de leitura, reflexão, delimitação e organização das ideias. Portanto, planejar é muito importante para a elaboração de textos científicos, sejam eles: resenhas, artigos, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações ou teses. Todos os gêneros textuais científicos apresentam uma estruturação básica necessária: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Imagine que você é professor da disciplina de Escrita Acadêmica e vai apresentar os elementos integrantes dos artigos científicos. Sendo assim, monte um esquema explicativo com os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Em seguida, indique aqueles que devem estar presentes nos artigos científicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elementos pré-textuais são aqueles que precedem o texto dos trabalhos acadêmicos, auxiliando sua apresentação, de acordo com os padrões pré-estabelecidos. Como esses citados abaixo:
Capa - Elemento obrigatório;
Folha de rosto - Elemento obrigatório;
Folha de aprovação - Elemento obrigatório;
Dedicatória - Elemento Opcional;
Agradecimento - Elemento Opcional;
Folha de dedicatória - Elemento Opcional;
Epígrafe - Elemento Opcional;
Resumo - Elemento obrigatório;
Lista de figuras - Elemento Opcional;
Lista de tabelas - Elemento Opcional;
Lista de abreviaturas e siglas - Elemento Opcional;
Lista de símbolos - Elemento Opcional;
Sumário - Elemento obrigatório.
Já os elementos textuais são o que se considera a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos que são necessários para situar o tema do trabalho. Exemplo como:
Introdução- Elemento obrigatório;
Desenvolvimento - Elemento obrigatório;
Conclusão - Elemento obrigatório.
E os elementos pós-textuais são constituídos por parte de traços específicos, como:
Referências - Elemento obrigatório;
Apêndice - Elemento Opcional;
Anexos - Elemento Opcional;
Índice - Elemento Opcional.
Todos os elementos citados acima são referentes ao desenvolvimento de um artigo científico, Monografia, Trabalha Acadêmico etc., tendo opções obrigatórias e opcionais.
Explicação:
A escrita acadêmica como etapa integrante do processo de pesquisa exige rigor e atenção às exigências de construção do texto. Esse tipo de produção escrita apresenta para os seus leitores uma investigação científica relevante para o avanço do conhecimento na área. Observe no anexo o esquema com todos os elementos textuais necessários para a escrita acadêmica.
Sendo assim, o autor do artigo deve apresentar o problema, os objetivos, a metodologia e os instrumentos de pesquisa. Além disso, deve indicar para a comunidade acadêmica, análise de dados e considerações sobre a investigação. Portanto, como um texto dissertativo, todo artigo deve apresentar uma introdução, na qual o autor contextualiza a temática da pesquisa e o tipo de abordagem, expondo o problema de pesquisa. Os objetivos também devem ser apresentados, seguidos por uma revisão da literatura e uma fundamentação teórica para a abordagem escolhida.
Em seguida, o autor apresenta os resultados e elabora uma reflexão crítica em torno da ideia central. Por fim, apresenta argumentações conclusivas, as quais devem motivar a continuidade da investigação sobre a temática. Nessa etapa, o autor precisa responder à pergunta de pesquisa, indicando se as suas hipóteses foram validadas ou não. Ainda, respeitando as exigências formais para esse tipo de texto, deve apresentar as referências, os apêndices e os anexos, quando necessário.
Lembre-se: após o resumo é preciso indicar palavras-chave para a indexação correta do artigo. Assim, outros pesquisadores podem acessar a leitura e utilizá-la como referência para avanço nos estudos.
Portanto, considere como elementos do artigo os seguintes itens:
- Elementos pré-textuais: título, subtítulo (se houver), nome do autor, local, ano, lombada, resumo, abstract e palavras-chave.
- Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
- Elementos pós-textuais: notas, anexos e apêndices.