Saúde, perguntado por erislenesmarquez, 5 meses atrás

Desafio A anemia falciforme (AF) é uma doença genética grave caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. Uma das faces mais cruéis da AF é a falta de recursos terapêuticos para o tratamento. Atualmente, há um fármaco principal aprovado para o tratamento da AF que, embora seja efetivo em muitos casos, não traz respostas positivas em todos pacientes. Nesse sentido, é urgente a busca por novos fármacos para o tratamento dos sintomas da AF. Você é profissional da saúde e está envolvido em uma pesquisa sobre fármacos para o tratamento de Anemia Falciforme. Diante desse contexto: 1) Indique o nome comercial, o nome genérico e o tipo de apresentação desse medicamento aprovado para o tratamento da AF. 2) Que abordagem você adotaria para o desenvolvimento de novas moléculas para o tratamento da AF?

Soluções para a tarefa

Respondido por anajessicaviana3004
2

Resposta:

1) Trata-se da hidroxiuréia. Nome comercial: Hydrea. Nome genérico: hidroxiuréia. Apresentação: é apresentado na forma farmacêutica de cápsulas de 500mg.

2) A etiologia principal da AF já é conhecida, embora os avanços recentes permitam sempre aprofundar os conhecimentos. Nesse sentido, uma aborgagem que pode ser adotada é aquela baseada nos aspectos fisio-patológicos da doença. Com isso, se buscaria diretamente moléculas cujos mecanismos de ação fossem capazes de controlar o "alvo" errôneo ou problemático. Essa abordagem poderia ser vantajosa em relação a outras (como aquelas envolvendo aspecto etnofarmacológicos) porque reduziria o universo de prováveis moléculas-candidatas, poupando tempo e gastos.

Perguntas interessantes