Depois de ter iniciado novo emprego com carteiraassinada há cerca de dois meses, um pacientede 23 anos, ajudante de pedreiro, apresentou umquadro de dermatite de contato que lhe acometeupés e mãos e que se instalou progressivamente.Do ponto de vista da notificação de doençarelacionada ao trabalho por meio da CAT(Comunicação de Acidente do Trabalho), qual seriauma conduta correta do médico assistente?A Não abrir a CAT, pois essa comunicação restringe-seaos acidentes de trabalho e não se aplica emcasos de doenças do trabalho.B Orientar a abertura da CAT somente se for necessárioque o paciente fique afastado do trabalho por maisde 15 dias, comunicando o fato à empresa.C Abrir a CAT, incluindo o preenchimento do Laudode Exame Médico, solicitando ao trabalhador quea encaminhe à empresa, de modo que esta possadar prosseguimento ao processo junto ao INSS.D Aguardar o tempo de carência de seis mesespara que o trabalhador tenha direito a benefíciospelo INSS e, depois, abrir a CAT, caso persistam aslesões dermatológicas.E Não abrir a CAT e orientar o paciente a observara evolução do quadro e, caso se complique,deve procurar a empresa, visando confirmar aexistência de relação causal da dermatite com aocupação desempenhada.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Os acidentes de trabalho, bem como situações de saúde derivadas do trabalho são comuns. Os médicos devem estar preparados para lidar com estes desafios. O procedimento mais adequado para cada caso é variável. A experiência e o conhecimento técnico deve ser levado em conta. O médico deverá, diante da situação exposta por esta questão, fazer a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho, ou CAT, preenchendo um Laudo que possa ser encaminhado pela empresa ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Vale lembrar que o CAT é um documento que é emitido para oficializar o acontecimento de um determinado acidente ou situação semelhante (como doença ocupacional). As empresas são obrigadas a informar o INSS de qualquer acidente acontecido em até um dia útil.
Assim, entendemos que é correto que o médico faça o seguinte:
C. Abrir a CAT, incluindo o preenchimento do Laudo de Exame Médico, solicitando ao trabalhador que a encaminhe à empresa, de modo que esta possa dar prosseguimento ao processo junto ao INSS.