Direito, perguntado por binhodiv, 1 ano atrás

Depois de 29 anos de vigência do texto constitucional, observe esta reflexão acerca de nossa Constituição, sob a ótica de Campos apud Prado (2017): Nossa Constituição é uma mistura de dicionário de utopias e regulamentação minuciosa de efêmero; é, ao mesmo tempo, hino a preguiça e uma coleção de anedotas; é saudavelmente libertária no político, cruelmente liberticida no econômico, comoventemente utópica no social; é um camelo desenhado por um grupo de constituintes que sonhavam parir uma gazela. No texto constitucional, muito do que é novo não é factível e muito do que é factível não é novo (CAMPOS apud PRADO, 2017). Fonte: CAMPOS apud PRADO, Ney. Constituição de 1988 na visão de Roberto Campos. Jornal o Estado de São Paulo, São Paulo: Ed Nr 45297 de 19 out. 2017. Baseando-se no texto acima, é possível afirmar que nossa Constituição de 1988 se orienta por muito por conta dos ____________ dos cidadãos, muitos destes ____________ de serem ____________, uma carta de muito (a) ____________ no campo da política. A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas. Escolha uma: a. deveres – fáceis – perdidos – liberdade. b. direitos – difíceis – atingidos – liberdade. c. direitos – fáceis – perdidos – restrição. d. direitos – difíceis – perdidos – restrição. e. deveres – fáceis – atingidos – liberdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por lawrencemehlmann
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b. direitos – difíceis – atingidos – liberdade.

elidasilvarosa: Correto!
Respondido por maarigibson
10

A alternativa correta é a B.


Após vinte e cinco anos de regime militar e quase doze de abertura, a Constituição de 1988 teve o dever de trazer a reconquista dos direitos fundamentais, de cidadania e os individuais, como marco de superação de tanto tempo em um regime autoritário que foi imposto ao país.


Apesar do caráter democrático, percebe-se, através da prolixidade e detalhamento minucioso do texto constitucional, a fragilidade de um país com diversas rupturas institucionais e perversão em suas relações sociais.

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