Depois da virada do ano , dois Filósofos chamados João Paulo e Leonardo Silva discutiam com empolgação sobre assuntos filosóficos . Até que num determinado momento João elaborou uma questão que Leonardo Silva não soube responder com eficácia .
DURANTE TODO O ANO QUE PASSOU , PASSAMOS POR FRUSTRAÇÕES E VITÓRIAS . ATÉ QUE POR FIM CHEGAMOS CHEGAMOS AO ANO NOVO , SERÁ QUE TODAS ESSAS FRUSTRAÇÕES E VITÓRIAS CONSTROEM A ESSÊNCIA DE CADA SER RACIONAL , OU O SER RACIONAL NÃO É INFLUENCIADO POR O MEIO ?
Obs : Não quero ver brincadeiras nesta área , responda com seriedade , não serão aceitas cópias e sua resposta deverá ter introdução , desenvolvimento e conclusão [Sempre respeitando a norma culta , ordenação lógica dos fatos , senso crítico , etc]. Caso desobedeça , será punido severamente !
Soluções para a tarefa
Primeiro é importante olhar de forma mais direta dois pensamentos. O primeiro é o do Maquiavel, ele dizia que o homem é mau por natureza e que ele é bom quando precisa ser bom. Outro é o Rousseau, ele dizia que o homem é bom por natureza, só que a sociedade o corrompe.
São visões de mundo diferente, um acredita que somos maus e outro que somos bons, mas somos influenciados pela sociedade. Mas para sermos influenciados por uma sociedade que é má, alguém mau teria que corromper ela antes e depois me corromper. Esses pensamentos são importantes.
Em 2009 foi realizado um estudo, onde encontraram um gene que muda algumas características do humor. Ele torna as pessoas mais frias e mais sociopatas, então podemos concluir duas coisas. Que o homem é influenciado por fatores externos e também internos. Os internos são dos genes dele, os externos por pessoas com vidas diferentes das suas, vou citar exemplos que mostram isso.
Imagine dois irmãos, um vai para uma família rica e o outro para uma família pobre, nenhum sabe da existência do outro. Se eles se encontrarem daqui 15 anos, você acha que eles estão iguais? Será que eles pensam iguais? Claro que não! Não somente pela vida que cada um levou, mas também pelas experiencias. O filosofo Luiz Felipe Pondé já disse que o que importa é o seu repertorio, ou seja, o que você leu e aprendeu. Então o que você lê e aprende molda você e molda o seu penamento. Alguém que só lê jornal pensa diferente de alguém que só lê gibi, por isso o meio influencia o individuo, não somente o ser racional, animais são influenciados pelo meio, se você domestica uma animal, ele agirá diferente de um animal selvagem. Então, o meio influencia todos os seres.