Dependendo da concepção da gestão escolar, a participação pode ser concebida como um meio de coesão e de consenso no processo decisório. Autonomia também pode ser compreendida como consentimento que constrói na organização e na gestão escolar a cultura da empresa. A descentralização, por sua vez, pode ser concebida como um processo de desconcentração de funções e de responsabilidades. Tendo como base os fundamentos da modernização no contexto da reforma educativa a partir dos anos de 1990, é correto afirmar que as referidas definições para participação, autonomia e descentralização estão embasadas no modelo de gestão
Soluções para a tarefa
A perspectiva inclusiva, teve sua ascensão a partir da década de 90, com influências nas teorias da pedagogia da autonomia.
Paulo Freire nos apresenta que a essência do indivíduo está ligada a evolução do mesmo, assim como o tempo, onde devemos também levar em consideração que não somos apenas um, fazemos parte de um universo, que é coletivo, sendo exterior à nossa consciência, porém faz parte do todo.
Sabendo disso, é notável que as minorias são os indivíduos que compõe a parcela financeiramente pobre da sociedade, e, por isso, ele teve uma grande influência nas práticas didáticas a partir da pedagogia libertadora, que teve enorme contribuição para a escola nova e como o currículo é colocado em prática atualmente.
Resposta:
Gerencial.
Explicação: Corrigido pelo AVA