Dentro da programação em linguagem C, temos muitos recursos disponíveis para serem utilizados em um código e um deles é a saída de dados.
LEAL, Gislaine Camila Lapasini. Algoritmos e Lógica de Programação II. Maringá: Unicesumar, 2018. (adaptado)
Sobre o uso desse recurso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Toda instrução de saída pode utilizar tanto "printf" quanto "scanf" para gerar mensagens para o usuário.
Alternativa 2:
Toda instrução de saída de dados devem utilizar parênteses e aspas para delimitar as mensagens a serem exibidas ao usuário.
Alternativa 3:
Os caracteres % e & são associados às variáveis em comandos de saída para permitir a exibição de dados de diversos tipos distintos.
Alternativa 4:
O parâmetro %f, utilizável dentro de instruções que usam "printf", serve para indicar que dados do tipo FALSO podem ser exibidos naquele ponto da mensagem.
Alternativa 5:
Instruções de saída permitem uma interação com o usuário, de forma a oferecer recursos muito sólidos para controlar estruturas de decisão e laços de repetição.
Soluções para a tarefa
Dentro da programação, chamamos de saída de dados a exibição de textos ou valores de variáveis em tela. Em C, utilizamos a função printf() para isso. Já para receber dados (entrada) do teclado, utilizamos a função scanf().
Sabendo disso, vamos analisar as alternativas.
Alternativa 1 é falsa, pois a função "scanf" é uma função para entrada de dados, não de saída.
Alternativa 2 é falsa, pois apesar de no printf ser necessário delimitar a mensagem de saída com aspas e parenteses, há outras funções de saída, como a putc, que é delimitada apenas por parenteses.
Alternativa 3 é falsa, pois apesar do carácter % ser associado tanto a entrada quanto a saída de dados o caractere & é associado a entrada de dados.
Alternativa 4 é falsa, pois o parâmetro %f dentro de instruções que usam o printf, indica que a mensagem exibida será do tipo float, ou seja, com casas decimais.
Alternativa 5 é falsa, pois instruções de saída servem apenas para exibir mensagens em tela, não interagindo diretamente com a execução do programa, ou seja, a saída de dados não controla estruturas de decisões ou de repetição, já que a saída é normalmente utilizada dentro dessas estruturas para exibir seus resultados.
Espero ter ajudado.