Direito, perguntado por lanza156pbkjbe, 5 meses atrás

Dentre os Princípios Jurídico-Tributários, na tributação sobre consumo tem-se a ideia de que produtos indispensáveis devem ter tributação nula ou próxima de zero, enquanto produtos considerados supérfluos, que, por conseguinte, acessíveis somente às camadas mais abastadas da população, devem ser onerados com maior intensidade.



CAPARROZ, R. Direito Tributário Esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021. (adaptado).



Assinale a alternativa que indica o princípio apresentado no texto.

Alternativas
Alternativa 1:
Princípio da Seletividade.

Alternativa 2:
Princípio do não Confisco.

Alternativa 3:
Princípio da Uniformidade.

Alternativa 4:
Princípio da não Cumulatividade.

Alternativa 5:
Princípio da Igualdade Tributária.

Soluções para a tarefa

Respondido por rosanacerqueira533
7

Resposta:o princípio da seletividade é a possibilidade que se vale o legislador de atuar elevando ou diminuindo a carga tributária, por meio de alíquota, tendo em vista a essencialidade dos bens e serviços.

alternativa 1: princípio da seletividade

Explicação:

Respondido por cesarcosta30
0

Quando a tributação se dá pelo tipo de produto, levando em consideração o grau de importância dos bens, utiliza-se o princípio da seletividade na carga tributária (Alternativa 1).

O princípio de seletividade

No princípio de seletividade, o legislador tem o poder de aumentar ou diminuir a carga tributária de um produto levando em consideração a essencialidade desses produtos.

A seletividade tributária leva em consideração o aumento da taxa de tributos para produtos menos essenciais, sendo os mais essenciais com as menores taxas.

O principal intuito dessa seletividade é tornar mais acessível para as minorias a compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene, que são considerados itens essenciais.

Para saber mais sobre o princípio de seletividade, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/53314280

#SPJ2

Perguntas interessantes