Dentre os dados a serem considerados em Geoprocessamento, pode-se citar dados que descrevem a distribuição espacial de um elemento geográfico expressa de forma qualitativa tais como mapas pedológicos, mapas geológicos, mapas de aptidão de uso de solo, mapas de uso de solo efetivo etc. Esses dados, obtidos a partir de levantamento de campo, são inseridos no sistema por digitalização ou pela classificação de imagens. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Neste contexto, como exemplo do tipo de dados descrito acima, na figura a seguir é apresentado o Mapa de Biomas do Brasil. Considerando as informações e conforme ilustrado no gráfico, assinale a opção correta sobre o tipo de dados apresentado: Alternativas
Alternativa 1: Dados em rede.
Alternativa 2: Dados temáticos.
Alternativa 3: Dados em forma de imagens.
Alternativa 4: Dados cadastrais.
Alternativa 5: Dados MNT - Modelo numérico do terreno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 2: Dados temáticos.
Explicação:
Vide p. 28 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “Dados temáticos descrevem a distribuição espacial de um elemento geográfico expressa de forma qualitativa tais como mapas pedológicos, mapas geológicos, mapas de aptidão de uso de solo, mapas de uso de solo efetivo etc. Esses dados, obtidos a partir de levantamento de campo, são inseridos no sistema por digitalização ou pela classificação de imagens.”
Alternativa 2: Dados temáticos.
Os dados utilizados em geoprocessamento fazem a descrição da distribuição espacial de um elemento geográfico que tem a finalidade de expressar qualitativamente mapas geológicos, pedológicos, de uso e ocupação do solo, entre outros exemplos.
Os dados temáticos fazem a descrição de forma espacial de um elemento geográfico que podem ter sua obtenção devido a um levantamento de campo e que têm sua inserção no sistema a partir de digitalização ou por classificação da imagem.
Bons estudos!