FAÇA UMA PESQUISA DA CIDADE DE RUSSAS E SUA TRADIÇÃO EM PARTICIPAÇÕES EM COMPETIÇÕES VOLTADAS A ESSA MODALIDADE urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Russas está localizada a 162 km da capital do Ceará, Fortaleza, sendo suas principais vias de acesso a rodovia Federal Santos Dumont, BR-116 e a CE 356 que liga Russas ao estado vizinho, Rio Grande do Norte. Limita-se com os municípios de Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Beberibe, Palhano, Quixeré e juntos fazem parte da microrregião do Baixo Jaguaribe. Segundo dados do IBGE em 2010 a população do município era de 69.833 habitantes, com uma estimativa de 75.762 habitantes para 2016. Sua área territorial é de 1.590,258 km², dividida em seis distritos: Russas (Sede), Bonhu, Flores, Lagoa Grande, Peixe e São João de Deus.
Russas é uma das únicas cidades do sertão brasileiro que se originou de fortificação militar. Localiza-se dentro do então território pertencente aos índios Potiguar, Paiacu, Jenipapo e Canindé. A região começou a ser colonizada por Portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernambuco em meados de 1690.
A cultura do povo russano é observada em seus fazeres e práticas cotidianas, como trabalhos artesanais com barro, palha da carnaúba, tecido, bordados, instrumentos de manejo de caça, pesca, agricultura e pecuária, brinquedos populares, bem como as produções artísticas ligadas à música, dança, teatro, cinema e à culinária, com seus pratos típicos oriundos da herança indígena, africana e portuguesa. Dos indígenas recebemos o nome de plantas (ipecacuanha, mussambê, ameixas e tantas outras), assim como o nome das atuais cidades do Vale do Jaguaribe: Jaguaruana, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Jaguaretama, Quixeré, Jaguaribara, Ibicuitinga etc. Além de nossa predileção alimentar com base nos produtos de origem da agricultura (mandioca, milho e feijão), ou mesmo, nos modos de dormir de rede, trabalhar o barro, entrançar as palhas da carnaúba pra fazer esteiras, chapéus, bolsas, bornais, cestos entre outros utensílios.
As formas de diversão e lazer do povo estão ligadas as festas de clube e religiosas além de várias manifestações populares: Violeiros, Grupos de Quadrilhas, com destaque para o Grupo Benjamim Constant, Grupo de Teatro OFICART, Bumba-meu-boi dos quais se destacaram o Boi Pai do Campo e o Boi Russano da localidade rural de São João de Deus. Um fato marcante da vida social e cultural da cidade é a presença de várias bandas e grupos musicais que animam as principais festividades da região.