Administração, perguntado por elaineunitg, 9 meses atrás

Dentre as principais teorias da administração temos:
Teoria da Administração Científica: As principais características da administração científica iniciada por Frederick Winslow Taylor no período de 1856 a 1915 estavam baseadas principalmente no aumento da produtividade.

Teoria Clássica: Uma das principais características dessa teoria estabelecida por Henry Fayol era a divisão do trabalho em órgãos, não havia uma preocupação da divisão individual, mas sim organizacional. A partir disso que surgiu a divisão horizontal do trabalho que pressupunha o agrupamento por atividades e a divisão vertical estabelecendo uma hierarquia (KURCGANT, 1991).

Teoria Burocrática: Na teoria burocrática idealizada por Max Weber ao redor dos anos de 1940 a principal característica era organização das empresas em normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento.

Teoria das Relações Humanas: A teoria das relações humanas possui como característica principal a visão do homem como social e não apenas um ser econômico como vinha sendo suposto pelas teorias científica e clássica.

Teoria Comportamentalista: Esta teoria teve como base principal a inserção de uma preocupação nos processos organizacionais e não na estrutura. Enfocou a motivação humana por meio do conhecimento da teoria da Motivação de Maslow e a Teoria sobre os dois fatores de Hertzberg.

Qual a importância de se estudar tais teorias ?

Soluções para a tarefa

Respondido por citerapublicidade
0

Resposta:

Ao tomarmos conhecimento desses estudos, começamos a perceber que tudo o que discutimos sobre essas escolas (teorias) está presente no cotidiano organizacional - e que, por falta de conhecimento os administradores ( gerentes) não perceberiam com clareza e profundidade o que ocorre ao nosso redor num ambiente organizacional.

Explicação:Qual a melhor forma de administrar os processos? continuam na pauta dos grandes gestores.

Perguntas interessantes