Dentre as causas pré-natais que podem levar aos déficits: intelectual de uma criança, estão infecções, causas químicas, doenças do metabolismo materno, como o diabetes, o hipertireoidismo materno e os distúrbios genéticos. Assinale as causas infecciosas que mais causam danos ao embrião e feto: Escolha uma: a. Meningite, Sarampo, Paralisia Infantil, Caxumba, Tétano neonatal. b. Rubéola, Sífilis, Toxoplasmose, Citomegalia. c. Síndromes, Malformações congênitas, Problemas metabólicos, Alterações placentárias e de cordão umbilical. d. Raios X, Radioterapia, Medicamentos, Desnutrição, Drogas, álcool, cigarros.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra B.
As anomalias e déficits ocasionados por infecções que podem se dar na gestação são motivos de estudo. Tais infecções são denominadas de infecções congênitas e que dependendo da idade gestacional ou gravidade da infecção podem causar até a morte do feto.
A Rubéola Congênita é uma infecção contagiosa que pode ocasionar microcefalia, surdez ou mesmo alteração nos olhos do bebê, a gestante deve se vacinar antes mesmo de engravidar para que o bebê não seja infectado. Enquanto, a Sífilis Congênita pode causar desde deficiência mental à cegueira, logo é importante que a mulher durante a gestação faça o teste da Sífilis. Já a infecção por Toxoplasmose pode levar até ao aborto, atraso no desenvolvimento, retardo mental, surdez, cegueira e mesmo convulsões, ela pode ser uma infecção assintomática para a mãe, porém causa sérios danos ao bebê. Por último, a infecção por Citomegalia, o citamegalovírus, ocasiona sintomas no bebê como pneumonia, surdez, deficiência intelectual e retardo no desenvolvimento neuro-motor.
Espero ter ajudado !