História, perguntado por dudukastavares, 8 meses atrás

"Democracia e imperialismo foram duas faces da mesma moeda na Atenas do século V a.C.". A alternativa é:
a) correta, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas liberava, aos cidadãos atenienses, o tempo necessário a uma maior participação na vida política.
b) falsa, pois aquelas práticas políticas eram consideradas contraditórias, tanto que fora em nome da democracia que Atenas enfrentara o poderoso Império Persa nas Guerras Peloponésicas.
c) correta, pois foi o desejo de manter a Grécia unificada e de estender a democracia a todas suas cidades que levou os atenienses a se oporem ao imperialismo espartano.
d) falsa, já que o orgulho por seu sistema político sempre fez com que Atenas ficasse fechada sobre si mesma, desprezando os contatos com outras cidades-Estado.
e) correta, se aplicada exclusivamente ao período das Guerras Médicas contra Esparta e sua liga aristocrática.

Soluções para a tarefa

Respondido por djuuu
35

Resposta:

a respota é a A) - correta, já que a prosperidade proporcio pelos...

Respondido por justforthebois123
10

Resposta:

a) correta, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas por meio da Liga de Delos permitia um maior desenvolvimento do seu regime político.

Explicação:

(geekie)

Após a vitória dos gregos nas Guerras Médicas, ocorridas no século V a.C., Atenas passou a adotar uma postura imperialista diante das demais pólis gregas, dada sua posição de liderança na Liga de Delos. A riqueza oriunda do pagamento de impostos possibilitou inúmeros investimentos em Atenas, como a construção de teatros e bibliotecas e o pagamento de salário aos cidadãos que tomavam parte das decisões políticas na Assembleia.

Nesse mesmo século, conhecido como Século de Péricles ou a Idade de Ouro de Atenas, a democracia ateniense chegou ao seu apogeu, pois os cidadãos dispunham do tempo necessário para a maior participação na vida pública.

Anexos:
Perguntas interessantes