Definida como o aumento dos níveis pressóricos na relação diretamente proporcional entre a pressão sistólica e a diastólica, a hipertensão arterial assume cinco classificações para indivíduos adultos e é uma patologia comum no quadro de doenças crônicas do século XXI.
ROSSI, L; POLTRONIERI, F. Tratado de Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
ROSSI, A. C. et al. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11. ed. Barueri, SP : Manole, 2016.
Sobre esta patologia, analise as assertivas a seguir.
1. O aumento da pressão arterial está diretamente relacionado ao surgimento de distúrbios metabólicos que podem interferir sobre a função e desempenho de alguns órgãos, como o coração, encéfalo e até mesmo os rins.
PORQUE
2. Muitos fatores podem contribuir para o seu surgimento, sendo estes, ligados ao fenótipo e biótipo, do ponto de vista intrínseco, que acabam apresentando seus traços desde a origem e formação do indivíduo, e, fatores externos, principalmente relacionados com o excesso de sal, gordura e alimentos industrializados.
Agora assinale a alternativa correta.
As assertivas I e II não são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras, e a II justifica a primeira assertiva.
As assertivas I e II são verdadeiras, mas não se justificam.
A assertiva I está correta e a II é falsa, e elas não se justificam.
A assertiva I está falsa e a II é correta, e elas não se justificam.
ALGUEM PODE ME AJUDAR?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As assertivas I e II são verdadeiras, e a II justifica a primeira assertiva.
Explicação:
Por ser uma patologia associada a fatores de duas vias, intrínsecos e extrínsecos, é importante que um indivíduo, que apresente histórico familiar de diagnóstico, acompanhe, adequadamente, sua saúde e realize exames com maior frequência. Além disso, o avanço da rotina otimizada também pode influenciar sobre o estilo de vida e aumentar o número de casos e agravos relacionados ao estresse e à hipertensão.
A respeito da hipertensão arterial sistêmica e os fatores que favorecem seu desenvolvimento, as assertivas I e II são verdadeiras, e a II justifica a primeira assertiva.
Vamos entender um pouco mais sobre essa condição clínica!
Hipertensão arterial sistêmica
- A segunda assertiva acusa que vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica.
- Alguns deles são herdados e intrínsecos ao indivíduo, como a tendência a ter maior retenção de sódio e líquidos.
- Porém, outros fatores relacionados aos hábitos de vida dos indivíduos também tem influência, como a alimentação rica em sal e gorduras, sedentarismo e tabagismo.
- Isso justifica a primeira alternativa, pois esses mesmos hábitos (além da hipertensão em si) podem prejudicar o funcionamento de outros órgãos.
- O tabagismo, por exemplo, é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, mas também para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Aprenda mais sobre hipertensão arterial aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24286122?referrer=searchResults
#SPJ2