Definição e explicação sobre "SONETO";
Ler e transcrever um soneto de sua preferência (amor, drama, amizade...);
Biografia de Luiz Vaz de Camões.(de forma resumida, pesquise os principais fatos/obras e sua relevância na literatura portuguesa);
Soluções para a tarefa
Resposta:
soneto: é uma estrutura literária de forma fica composta por catorze versos , dos quais dois são quartetos (quatro versos) e dois são tercetos (
três versos)
Explicação:
a palavra soneto significa pequeno som ao referir-se a sonoridade produzida pelos versos
Resposta:
Biografia de Luiz Vaz de Camões:
Luís Vaz de Camões foi um poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental. Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza.
Nascimento: 1524, Lisboa, Portugal
Falecimento: 10 de junho de 1580, Lisboa, Portugal
Formação: Universidade de Coimbra
Morte: 10 de junho de 1580 (56 anos); Lisboa, Portugal
Influenciado por: Dante Alighieri, Homero, Virgílio, Ludovico Ariosto
o poema épico Os Lusíadas a obra de Camões mais apreciada pela crítica, que considera esse livro uma das obras literárias mais importantes da língua portuguesa.
A vida de Camões foi bastante conturbada. Boêmio, teve muitas musas inspiradoras, entretanto, nenhuma se tornou oficial. Serviu Portugal no norte da África, onde foi ferido e perdeu o olho direito. Em 1550, já estava de volta a Portugal, mas, em 1552, foi preso por ter agredido um oficial do rei. Sua “liberdade” veio em 1553, entretanto, não pôde ficar em Portugal, sendo exilado por 17 anos.
Em 1570, após a morte de D. João III, Camões voltou a Portugal. Durante o exílio, o poeta esteve nas colônias portuguesas da África e da Ásia e usou esse momento para produzir. Por isso, quando retornou, sua célebre obra “Os Lusíadas” já estava concluída e, em 1572, foi publicada pela primeira vez.
A vida dele com mais detalhes
Os Lusíadas” é um poema épico (que narra fatos heroicos) que foi dedicado a D. Sebastião, rei de Portugal, e narra os grandes feitos do povo português em suas navegações e guerras. Em gratidão, D. Sebastião concedeu uma pensão de 15 mil réis ao poeta.
Camões, sem dúvidas, foi o grande nome do Classicismo Português, suas obras são de grande valor literário. Compostas por peças teatrais, poesias líricas e épicas, além de, é claro, sua obra-prima, o soneto (14 versos com 10 sílabas, as duas primeiras estrofes com quatro versos e as duas últimas com três).
O poeta faleceu muito pobre, em Lisboa, no ano de 1580. Entretanto, sua obra segue inspirando poetas, músicos, cineastas.