Defina o que foi estabelecido nos tratados a seguir:
a) Tratado de Utrecht
b) 2º Tratado de Utrecht
c) Tratado de Madri
d) Tratado de Badajós
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)O Tratado de Utrecht (1713-1715) foi, na verdade, dois acordos que puseram fim à Guerra de Sucessão Espanhola e mudaram o mapa da Europa e das Américas.
b)O segundo Tratado de Utrecht, assinado em 6 de fevereiro de 1715, desta vez entre Portugal e Espanha, restabeleceu a posse da Colônia do Sacramento a Portugal.
c) O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata. Nesse Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez.
d) O Tratado de Badajós entre Portugal e Espanha (1801) incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil
Tratado de paz assinado em 1801, na sequência da Guerra das Laranjas. Impostos pela Espanha e pela França, os termos do documento eram severos para Portugal: renunciar aos direitos sobre Olivença, encerrar os portos aos navios ingleses, ceder territórios coloniais sul-americanos e pagar uma significativa indemnização.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!!
a)1º Tratado de Utrecht:
Firmado entre Portugal e a França para estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil.
b)2º Tratado de Utrecht:
O 2º Tratado de Utrecht, desta vez entre Portugal e Espanha, restabeleceu a posse da Colônia do Sacramento a Portugal.
c)Tratado de Madri:
redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata.
d)Tratado de Badajós:
incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil.
Tratado de paz assinado, na sequência da Guerra das Laranjas. Impostos pela Espanha e França, os termos do documento eram severos para Portugal: renunciar aos direitos sobre Olivença, encerrar os portos aos navios ingleses, ceder territórios coloniais sul-americanos e pagar uma indemnização.
Explicação: