Filosofia, perguntado por josianesampaiopcl6ri, 1 ano atrás

defina o que é substância para Aristóteles

Soluções para a tarefa

Respondido por safira8336
94
.Aristóteles define a questão da substância como a unidade indivisível de matéria e forma, do particular e universal, de potência e ato. A substância é a primeira coisa que se prende, porque ela está presente em todos entes e consiste naquilo que é comum em todos eles.
Respondido por AnthonioJorge
0

Substância, para Aristóteles, é identificada na forma, na matéria e no sínolo (união concreta entre forma e matéria).

A forma é a íntima natureza das coisas, “o que é”, ou a essência delas. A forma do homem é sua alma, aquilo que faz dele um ser vivente racional. No fundo, é somente a forma que será a substancia por excelência, porque ela é quem cumpre com as cinco características definidoras das substancias:

-o que não é inerente a outra coisa nem predicado de outra coisa

-o que pode subsistir por si ou separadamente do resto, autonomamente

-o que é “algo de determinado”, nem universal nem abstrato

-o que tem unidade intrínseca e não é mero agregado de partes não organizadas

-o que é ato ou em ato (não puramente em potência). Aqui Aristóteles resolve as aporias eleáticas do devir e do movimento. Elas deslizam no núcleo do ser, pois não indicam uma passagem do não-ser absoluto ao ser, mas do ser em potência ao ser em ato. E a potência existe sempre em função do ato. O ato tem absoluta superioridade sobre a potência.

"Ousia" significa "ser", "essência", "substância". É um conceito muito caro à filosofia ocidental.  A metafísica aristotélica é a tentativa de compreender tudo a partir de princípios que são inteligíveis (que não são o mundo das ideias platônico, mas são o modelo de alma, segundo Aristóteles). Ser, em Aristóteles, não é existência. É essência (precedente à existência).

Metafísica literalmente significa “além da física”, mas o nome surgiu de uma decisão puramente “editorial” de Andrônico de Rodes, porque os livros da filosofia primeira foram colocados atrás dos de física. Daí, ao acaso, nasce o nome da suprema ciência filosófica. A metafísica aponta uma superação definitiva do horizonte da filosofia dos pré-socráticos.

Aristóteles analisa quatro definições:

  • Metafísica indaga as causas e os princípios primeiros, ou supremos
  • Metafísica indaga o ser enquanto ser
  • Metafísica indaga a substancia
  • Metafísica indaga Deus e a substancia suprassensível

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/42462092

Anexos:
Perguntas interessantes