Defina o que é protocolo de rede. Liste 3 exemplos e descreva para que são usados e quais portas padrão utilizam para a comunicação.
Soluções para a tarefa
Olá, boa tarde!
Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros. Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. De maneira geral há dois tipos de protocolos: Abertos e Proprietários ou Específicos. Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este podem comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão de protocolo. Um exemplo seria o TCP/IP, pois ele pode comunicar com várias plataformas como Windows, Linux, Mac e outros. Já os protocolos Proprietários são feitos para ambiente específicos (daí o seu nome), pois ele apenas pode comunicar com uma plataforma padrão.
Principais tipos de protocolos de rede:
- Camada de aplicação: WWW, HTTP, SMTP, Telnet, FTP, SSH, NNTP, RDP, IRC, SNMP, POP3, IMAP, SIP, DNS, PING;
- Camada de transporte: TCP, UDP, RTP, DCCP, SCTP;
- Camada de rede: IPv4, IPv6, IPsec, ICMP;
- Camada de ligação física: Ethernet, Modem, PPP, FDDi.
Exemplos de funções dos protocolos de rede:
- IP -> O protocolo IP, do termo em inglês Internet Protocol (Protocolo de Internet) faz parte da camada de internet e é um dos protocolos mais importantes da web. Ele permite a elaboração e transporte dos pacotes de dados, porém sem assegurar a sua entrega.
- HTTP/HTTPS -> O protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto) é usado para navegação em sites da internet. Funciona como uma conexão entre o cliente (browser) e o servidor (site ou domínio).
- SSH -> SSH (Secure Shell) é um dos protocolos específicos de segurança de troca de arquivos entre cliente e servidor. Funciona a partir de uma chave pública. Ela verifica e autentica se o servidor que o cliente deseja acessar é realmente legítimo.
Potos padrões utilizadas por esses protocolos citados acima:
- IP -> de 0 a 995
- HTTP/HTTPS -> 80
- SSH -> 22