Defina o que é endemia?
Soluções para a tarefa
Em epidemiologia, a palavra endemia é de origem grega eνδημία. É tida como um processo patológico que é mantido por um longo período em uma dada população ou área geográfica. Geralmente essas doenças são infecciosas. Ademais, é mantida ao longo do tempo em um nível estável, incluindo variações sazonais.Portanto, é uma doença localizada em um lugar particular, onde um elevado número de pessoas afetadas.
Em ordem de importância no grau de propagação de uma doença ou o número de pessoas afetadas denomina-se endemia, epidemia ou pandemia, ambas com o mesmo significado. Além disso, exemplos de malária endêmica em certos países tropicais ou quentes da América, Ásia e África, a doença de Chagas, dengue, febre amarela, entre outros são casos típicos de endemia.
No campo da ciência epidemiológica, o termo endêmica é utilizada para designar aqueles fenômenos que envolvem a presença constante e sustentada de uma doença numa população. A manutenção constante desta doença nem sempre significa situação de risco de vida, mas torna-se o mesmo que um fator comum em que a população quer elementos genéticos ou culturais que as compõem, bem como por fatores ambientais externos que contribuem para que ainda exista.
Por outro lado, a doença endêmica é um fenômeno comum em muitas populações, mesmo nos mais desenvolvidos em que uma simples gripe pode se tornar endêmica nas temporadas de inverno em que o ambiente contribui muito para a sua reprodução. Normalmente, a noção de endemia é uma alta proporção de infecções de pessoas para pessoas, por isso não seria de doenças específicas para cada indivíduo (como pode ser o cancro), se não de doenças virais que se espalham muito mais rapidamente em populações susceptíveis as suas características.
Sendo assim, as doenças que falam de endemia podem ser maiores ou mal controladas, dependendo do tipo de população ou do tipo de comunidade. Neste sentido, continuando com o exemplo, a gripe é normalmente presente em quase todas as populações humanas, mas o tratamento não envolve grandes complicações. Em contrapartida, a cólera continua com surtos de malária em populações altamente sensíveis nas quais não há bons cuidados médicos e o ambiente é insalubre, sendo que nestes casos a população está predisposta a contrair tais doenças que pode ser realmente grave.Espero ter ajudado!