Saúde, perguntado por danilaserigussi, 10 meses atrás

defina neoplasia , câncer e tumor

Soluções para a tarefa

Respondido por Annyoliver16
3

Neoplasia é o processo patológico que resulta no desenvolvimento de um neoplasma; neoformação.

Câncer é o crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos. Essas células doentes podem espalhar-se para outras regiões, o que conhecemos como metástase. Atualmente, existem mais de 100 tipos de câncer na literatura médica mundial.

Tumor é um crescimento anormal de células em qualquer tecido do seu corpo. Existem tumores malignos (câncer) e benignos. Um tumor geralmente surge quando as células se subdividem excessivamente no corpo.

Respondido por nithielyunicornio71
4

Resposta: Neoplasia é uma proliferação anormal, autônoma e descontrolada de um determinado tecido do corpo, mais conhecida como tumor. Uma neoplasia pode ser benigna ou maligna. Um câncer é uma neoplasia maligna.

A neoplasia ocorre devido a uma alteração celular, que faz com que uma célula do organismo comece a se multiplicar de forma desordenada e descontrolada.

Todos os dias as células do corpo se multiplicam (com exceção das células nervosas) para formar, fazer crescer ou regenerar tecidos saudáveis do corpo.

Porém, uma célula normal possui mecanismos de defesa que impõem um limite sobre a sua replicação para não gerar um tumor. Quando, por diversos fatores genéticos ou adquiridos, esse limite é comprometido, surge então uma neoplasia.

Num exame, como o papanicolau por exemplo, a indicação de "negativo para neoplasia" no resultado significa ausência de células cancerígenas.

Principais diferenças entre uma neoplasia benigna e maligna (câncer):

Neoplasia benigna:

É constituída por células que crescem lentamente e que são muito semelhante àquelas do tecido normal;

Pode ser totalmente removida através de cirurgia e o paciente fica completamente curado, na maioria dos casos;

Não há risco de se espalhar para outras partes do corpo (metástase);

Neoplasia maligna (câncer):

Possui células que se multiplicam rapidamente e que podem se infiltrar em estruturas próximas ao tumor;

Há risco de metástase, que é a disseminação e o crescimento das células cancerosas em órgãos distantes da sua origem;

A cura depende de um diagnóstico precoce e do tratamento realizado.

Como e por quê surge uma neoplasia?

As células do corpo estão constantemente se multiplicando. Devido a diversos fatores hereditários ou adquiridos, como alimentação inadequada e tabagismo, algumas células sofrem mutações.

Em geral, num sistema saudável, essas células são eliminadas pelo sistema imunológico. Quando isso não ocorre, essas células mutantes multiplicam-se de forma descontrolada e desordenada.

No caso do câncer, esse crescimento é acelerado, sendo o tumor alimentado por nutrientes e oxigênio transportados por vasos sanguíneos.

Explicação:

Perguntas interessantes