Inglês, perguntado por aserbdjdvsnd, 1 ano atrás

defina literatura, literatura inglesa e americana

Soluções para a tarefa

Respondido por vagnercorrea
6
Literatura inglesa é toda a literatura escrita ou composta em língua inglesa, mesmo que por autores que não são necessariamente da Inglaterra ou outros países cuja língua principal é o inglês (exemplos: Joseph Conradera polaco, Robert Burns era escocês, James Heller era irlandês, Edgar Allan Poe era estadunidenseSalman Rushdie e William Makepeace Thackeray são indianos). Nas academias ou universidades, o termo refere-se frequentemente a departamentos e programas práticos de Estudos Ingleses, designação que procura dar conta do facto de as antigas colônias britânicas terem desenvolvido a sua literatura própria e de falarem variantes do inglês. Por outras palavras, a literatura inglesa é tão diversa como as diversas variantes de inglês faladas no mundo.

A Literatura Norte-Americana é constituída por toda obra com conteúdo literário escrita por autores que nasceram em solo estadunidense, mas especificamente no “norte-americano”. Assim como a Literatura Inglesa, a Norte-Americana tem diversos períodos, entre eles:

-Período Colonial (1607 – 1763) – As colônias da Virgínia possuíam pouca literatura, mas eram bem sucedidas comercialmente. A religiosidade e os aspectos sobre a colonização eram retratados nas obras literárias, além do puritanismo moral e religioso. Nesse período a literatura era utilitária, ou seja, deveria servir para algum fim.

Autores do Período Colonial: John Smith “A description of the New England” e “The summer islands”; Alexander Whitaker “Good News from Virginia”; William Penn “The fruits of solicitude” e Jonathan Edwards com “Sinners in the hand of an angry God”.

– Período Revolucionário (1764-1789) – Os EUA passavam por grandes transformações, a chegada das indústrias, expansão do comércio, expansão das cidades e a independência. A religiosidade ainda era forte, mas o homem passou a fazer mais uso da razão, embora o clero ainda prevalecesse como instituição.

Autor do Período Revolucionário: Benjamin Franklin com “Autobiography” e “An edict by the King Prussia”.

– Período Romântico (1790 – 1864) – Os EUA já havia se estabelecido, porém, boa parte da literatura ainda criticava a democracia e a política, na verdade, nesse período a literatura foi dividida em quatro grupos:

– Early Romanticism: abordava o amor platônico, o cotidiano e os elementos fantásticos com que o ser humano se deparava, entre eles o medo do estranho e do sobrenatural. Autor principal> Edgar Allan Poe.

– Transcendentalism : A literatura era recheada de metáforas e crises filosóficas. Autor principal -> Ralph W. Emerson.

– The New England Tradition: Houve uma retomada dos aspectos e ideais da colonização, entre eles a fé sem limites, o puritanismo, a conduta moral, a contextualização histórica dos quakers e peregrinos e o calvinismo. Autor principal -> Nathaniel Hawthorne.

– The ideal democracy: A literatura passou a fazer mais apologia à política e à democracia, mostrando-se ufanista. Autor principal -> Walt Whitman.


A literatura latino-americana é muito semelhante em essência às literaturas ibéro-americana e hispano-americana. No entanto, é muito fácil distinguir uma da outra quando se pensa nelas como uma série de bonecas matrushkas.

A literatura hispano-americana é o menor delas e apenas abrange obras originalmente escritas em espanhol;A literatura ibero-americana abrange tanto a literatura escrita em espanhol como em português (sendo Espanha e Portugal, berços das duas línguas, países que constituem a Península Ibérica);A literatura latino-americana, é a mais abrangente, compreende todas as obras literárias escritas em língua românica na América Latina e, portanto, engloba essas duas e ainda o francês.

A literatura latino-americana não compreende as obras criadas no continente em: inglês, holandês e outros idiomas.

Perguntas interessantes