defina higienismo que caracterizou a reforma do prefeito francisco pereira passos no rio de janeiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incentivado pelo presidente Rodrigues Alves, Pereira Passos começou as reformas em 1903. O presidente levantou os recursos e o prefeito pôde realizar as obras, a higienização ficou nas mãos do médico Oswaldo Cruz, diretor do Serviço de Saúde Pública. A reforma urbana carioca foi inspirada na reforma feita em Paris no século XIX, entre 1853 e 1870. Em sua gestão, Passos modernizou a Zona Portuária, criou a Avenida Central, hoje Rio Branco, a Avenida Beira-Mar e a Avenida Maracanã.
Explicação:
confia
O higienismo foi um movimento que reprimia os pobres e tratava-os como motivo das doenças que ocorriam nos centros urbanos. Em muitas reformas centrais as pessoas mais pobres foram enviadas para as periferias.
O higienismo social e a reforma do Rio de Janeiro
Durante a reforma do Rio de Janeiro, iniciada no ano de 1903 pelo então prefeito Pereira Passos, a população pobre que vivia em cortiços no centro da cidade foi enviada para periferias e, os cortiços, proibidos.
Acreditava-se que a maioria das mazelas dos centros urbanos, como doenças, podiam ser resolvidas a partir da higiene social, ou uma espécie de limpeza, retirando os pobres das áreas mais ricas.
Leia mais sobre Primeira República em:
https://brainly.com.br/tarefa/25376678