DEFINA E CITE AS FUNÇÕES DE:
FARINGE:
LARINGE:
TRAQUEIA:
PULMÃO:
BRÔNQUIO:
BRONQUIOLOS:
DIAFRAGMA:
ALVÉOLOS:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
Faringe:
- A faringe é a porção da anatomia que faz parte do fundo da boca e do nariz e vai ate à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A faringe tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. Para impedir que o alimento vá para as vias respiratórias, durante a deglutição, a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe.
Laringe:
- A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais. A Laringe tem três Funções: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia). A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação.
Traqueia:
- A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões . Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.
Pulmão:
- Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
Brônquios:
- Nos seres humanos, assim como nos mamíferos, os brônquios são tubos cartilaginosos cuja função é levar ar aos pulmões. Logo, podemos dizer que os brônquios são as entradas dos pulmões. Em sua parte inferior a traqueia se divide em dois brônquios (direito e esquerdo).
Bronquíolos:
- O bronquíolo, nos seres humanos e nos animais superiores, é a sub-ramificação de menor calibre da árvore brônquica. A função dos bronquíolos é transportar o ar que respiramos até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose, ou seja, o processo de trocas gasosas. Nos bronquíolos não existem anéis cartilaginosos, nas paredes deles só existem fibras musculares lisas.
Diafragma:
- O diafragma é um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. É encontrado em todos os mamíferos e também em algumas espécies de aves. Atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Alvéolos:
- Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios, constituindo a última porção da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura de aspecto esponjoso do parênquima pulmonar. A função dos alvéolos pulmonares é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
Perguntas interessantes