defina: contituição e monarquia
Soluções para a tarefa
Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes edefine os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode entrar em conflito com aConstituição.
Uma monarquia constitucional oumonarquia parlamentarista, que se opõe à monarquia tradicional e àmonarquia absolutista, é um sistema político em monarquia que reconhece um rei eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que há umaconstituição (série de leis fundamentais) que limita os poderes do mesmo monarca ...
Olá!
Constituição, também chamada de Carta Magna, é a lei maior que rege um país ou nação, delimitando o direito de ação do Estado sobre os cidadãos. Tem como principal objetivo a garantia dos direitos fundamentais, a proteção da vida e da dignidade do ser humano.
Nenhuma outra lei está acima da Constituição, porém esta pode sofrer alterações através de Revisão ou Emendas Constitucionais, sendo que as cláusulas pétreas não permitem alterações. No caso da Constituição brasileira, são cláusulas pétreas as dispostas no artigo 60, Páragrafo 4º, que são: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.
A Monarquia é uma forma de Governo onde o chefe de Estado é um Monarca (Rei ou Rainha). Na maioria dos casos, esse poder é vitalício e hereditário, mas há casos na História de Monarquias eletivas, como por exemplo o Vaticano e o Kuwait.
Há que se considerar que nem sempre o Monarca é o chefe de Governo (Monarquia Tradicional ou Monarquia Absoluta). Em alguns países esse papel é exercido pelo primeiro-ministro (Monarquia Constitucional). Atualmente podemos citar como exemplo de Monarquia Absoluta a Arábia Saudita e o Omã, já o Canadá, a Austrália e a Malásia têm o modelo de Monarquia Constitucional.