defina condiloma acuminado
Soluções para a tarefa
O condiloma é uma doença sexualmente transmissível causada pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) e caracterizada por lesões com aspecto de couve-flor nos órgãos genitais. A principal forma de transmissão do condiloma é através da relação sexual sem proteção.
A doença se manifesta através de lesões visíveis com verrugas ou lesões mais sutis, que são diagnosticadas somente por meio de exames detalhados, como citologia, colposcopia e biopsia.
Nas mulheres, as lesões ocorrem nos lábios vaginais, no interior da vagina, colo do útero, útero e ao redor do ânus. Os sintomas do condiloma também podem incluir secreção vaginal, coceira intensa, dor na penetração e sangramentos.
Alguns dos fatores que propiciam o crescimento dos condilomas ou verrugas são má higiene e umidade da região genital, uso de contraceptivos orais, baixa imunidade, vício do cigarro, gravidez e outras infecções genitais associadas.
O período de incubação do vírus é variável, indo de duas semanas até cerca de oito meses. Por isso, assim como ocorre com outras doenças sexualmente transmissíveis, a infecção pelo HPV pode não manifestar qualquer sintoma imediato. Mesmo em fase de incubação, sem nenhuma verruga genital aparente, a doença pode ser transmitida.
Não há como eliminar totalmente o vírus, por isso o tratamento para condiloma somente remove as lesões e aumenta a defesa do organismo. Para remover as verrugas, existem opções de procedimentos com laser, bisturi, destruição por eletricidade ou aplicação de uma substância química.
É importante salientar que os companheiros de mulheres com condiloma também podem apresentar o vírus, por isso também devem procurar atendimento médico e sempre usar camisinha.