Defina como ser identificam as seguintes funções químicas:
A) Ácida
B) Base
C) Sal
D) óxido
Soluções para a tarefa
ácidos e bases podem ser identificados em experimentos com solução aquosa ou com indicadores ácido-base, a exemplo da fenolftaleína (coloração incolor na presença de um ácido e uma coloração roxa na presença de uma base). Ácidos inorgânicos liberam prótons H+ na água, enquanto bases inorgânicas liberam ânions OH-
A fórmula geral para ácidos inorgânicos é representada por:
HX
Sendo H o hidrogênio ligado ionicamente com um radical X (geralmente um halogênio, e em raros casos, um componente orgânico).
Exemplo: HCl, cloreto de hidrogênio ou ácido clorídrico.
Nomenclatura: Ácido + (Nome do calcogênio / halogênio com a terminação "-ídrico")
Já as bases liberam ânions OH- na presença de água. A fórmula geral para bases inorgânicas é dada a seguir:
YOH
Sendo Y também um radical fazendo ligações iônicas com o ânion OH- (estes, em específico, geralmente são ligados com metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, e em raros casos, com componentes orgânicos).
Exemplo: NaOH, hidróxido de sódio ou soda cáustica (no popular).
Nomenclatura: Hidróxido de + (Nome do metal alcalino / metal alcalino terroso)
Sais, quando em solução aquosa, são capazes de conduzir eletricidade devido ao fato de suas moléculas e íons apresentarem cargas elétricas, logo a corrente pode ser transmitida entre estes elementos. São formados pela chamada reação de neutralização, onde os dois reagentes são um ácido e uma base, e os produtos são sal e água. Atenção no esquema a seguir
HX (ácido) + YOH (base) → XY (Sal) + H2O (água)
São representados pela fórmula:
XY
Sendo X o primeiro radical (metal alcalino ou metal alcalino terroso) ligado ionicamente com Y, o segundo radical (calcogênio ou halogênio).
Exemplo: NaCl, cloreto de sódio ou sal de cozinha (no popular).
A reação de neutralização entre o ácido clorídrico (HCl) e a soda cáustica (NaOH) forma o sal de cozinha (NaCl):
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Nomenclatura: (Nome do halogênio / calcogênio com a terminação "-eto") + de + (Nome do metal alcalino / metal alcalino terroso)
Alguns óxidos estão presentes na nossa vida, como a cal (CaO), a ferrugem (Fe2O3) e o gás carbônico (CO2). Compostos onde o oxigênio se apresenta como o mais eletronegativo, podem ser de natureza anfótera, neutra, ácida e básica, dependendo das condições químicas dos componentes que a originaram. Representando pela fórmula geral:
WO
Sendo W um radical ligado ionicamente com o oxigênio (sendo geralmente metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, alguns elementos do grupo de transição interna/externa, ametais, calcogênios e halogênios). Exclui-se da regra de fórmula apenas o fluoreto de oxigênio (O2F), pelo fato deste halogênio (flúor) ser mais eletronegativo.
Exemplo: CaO, óxido de cálcio ou cal virgem (no popular).
Nomenclatura: Óxido de + (Nome do metal alcalino / metal alcalino terroso / ...)