História, perguntado por Lauralimacedo3697, 9 meses atrás

defina cada um dos conceitos abaixo e organize um pequeno dicionario conceitual em seu caderno:
Oligarquia
Encilhamento
Coronelismo
Política dos governadores
Política do café com leite
Política da salvação
Convênio de Taubaté

Soluções para a tarefa

Respondido por camilavpp
28

Oligarquia: Oligarquia é uma forma de governo na qual o poder político se encontra concentrado nas mãos de um pequeno número de pessoas privilegiado por algum motivo.

Encilhamento: Baseado no sistema bancário norte-americano, Rui Barbosa estabeleceu uma política monetária focada na livre emissão de créditos monetários. Desta forma, para estimular a industrialização e o desenvolvimento de novos negócios, os bancos passariam a liberar empréstimos livremente às pessoas, sem mesmo saber de suas reais condições de pagamento. Esta política ficou conhecida como encilhamento.

Coronelismo: O Coronelismo é uma prática na política brasileira, um comportamento social e político prejudicial e recorrente. Se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais.

Política dos Governadores: A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia 

Política do Café com Leite: A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

Política da Salvação: Política das Salvações ou Salvações Iniciais foi implantada por Hermes da Fonseca, originalmente contra a "campanha civilista". Consistia em promover intervenções militares. Começaria em São Paulo, o que não se conseguiu realizar, para enfraquecer os cafeicultores.

Convênio de Taubaté: O Convênio de Taubaté foi um plano feito entre os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e os grandes cafeicultores destes estados. Este acordo, firmado em 1906, na cidade de Taubaté (interior de São Paulo) tinha como principal objetivo aumentar o preço do café.

( Recomendo o canal da Débora Aladim quando precisar/tiver dúvidas sobre história, td bem resumido e vc entende rápido)


gabrielbarbosa2002gs: Olá você pode me ajudar numa questão de história?
Perguntas interessantes