defina as clases sócias fundamentais do modo de produção capitalista.
Soluções para a tarefa
Para o marxismo, a burguesia e o proletariado são as classes sociais principais do sistema capitalista de produção. O que define o pertencimento de alguém à classe proletária é o fato de ser assalariado, mesmo que receba um altíssimo salário.
O que define o pertencimento de alguém à classe burguesa, é o fato de possuir meios de produção, ou seja, ou seja, o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho, ou tudo o que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza.
Na sociedade capitalista atual, a estruturação básica do modo de produção influencia a organização da sociedade, ou seja, se no âmbito da indústria temos uma hierarquia de indivíduos, pelo status que a ocupação lhe confere, e, sobretudo, pela apropriação da parcela de riqueza produzida, em geral podemos encontrar essa mesma divisão na sociedade.
Em outras palavras, a distinção entre operários, gerentes, supervisores, empresários, industriais, etc. não se restringe à esfera do trabalho, mas se estabelece também nas relações que permeiam a sociedade.
Convencionou-se no transcorrer da história, denominar classe média como aquela parcela da população que possui poder aquisitivo razoável, ou seja, capaz de não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também se permitir formas variadas de lazer e cultura, assim como uma capacidade de aquisição de bens de consumo mais favorável do que a da classe trabalhadora.
Sendo assim, a classe média, ora se vê na condição de classe dominante, ora na condição de classe subalterna. De acordo com o segmento a que pertence, ou seja, de acordo com o poder aquisitivo e influência social, estará de um lado ou outro.
Bons estudos!