História, perguntado por GuilhermeDiasN, 10 meses atrás

defina a tentativa de república através do protetorado Cromwell. justifique a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por mellshady
7
A guerra civil que teve início com a dissolução do parlamento em 1640 colocou de um lado os os membros da alta nobreza inglesa, funcionários do Estado e o clero anglicano, e de outro os agricultores capitalistas e a burguesia urbana, assim como pequenos comerciantes e outros grupos ligados ao protestantismo.

Foram quase dez anos de combates até que em 1649, após ser preso e condenado, o Rei Carlos I foi decapitado e foi instaurada a República de Cromwell.

Ao assumir o poder, Oliver Cromwell promulgou os famosos Atos de Navegação, garantindo proteção aos comerciantes ingleses no comércio ultramarino e colocando um importante obstáculo à concorrência holandesa e espanhola nos mares. Essa é vista como a ação mais importante da República de Cromwell.

A vida da República não foi fácil, porém. Foram várias rebeliões e a oposição política a Cromwell no próprio Parlamento foi muito forte. Face a esse contexto, o antigo líder da revolução puritana decidiu repetir o ato de Carlos I e dissolveu o Parlamento em 1653, dando início a um período autoridade pessoal e repressão.

De 1653 a 1658 Cromwell foi o Lorde Protetor da República, título criado por ele mesmo para a sua posição de autoridade. Em 1658, Richard Cromwell, filho de Oliver, assumiu o poder no lugar do pai falecido naquele ano(quase uma transmissão de trono real, não é mesmo?).

O novo líder da República não conseguiu fazer frente à oposição. No mesmo ano da morte de Oliver Cromwell, nobres e antigos apoiadores do Rei Carlos I colocaram em marcha uma contra revolução e derrubaram Richard do poder. A Monarquia foi restaurada dando fim à breve República de Cromwell.
Perguntas interessantes