defina a estrutura de um trabalho oq é TÍTULO?
RESUMO ?
INTRODUÇÃO?
METODOLOGIA?
REFERÊNCIAS?
Soluções para a tarefa
Título
Deve refletir o conteúdo do trabalho, visa equilíbrio entre concisão e abrangência, transmite uma boa mensagem com um mínimo de palavras, atrai o leitor a se interessar pelo seu trabalho.
O título é uma das últimas etapas da redação do trabalho, pois é no momento final que o autor tem uma visão geral do trabalho. Deve ser escrito em torno de uma idéia central e deve conter a mensagem que se quer transmitir, deve ser bem escolhido, específico e objetivo, e atrair a atenção do leitor.
Resumo
Após ler o título é o resumo que vai levar o leitor a se interessar pelo trabalho todo. O resumo deve ser curto e inteligível para os leitores, apresentar os pontos relevantes do trabalho e ressaltar os principais tópicos: objetivos, limites da pesquisa, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões.
Ao escrever o resumo, os autores não devem esquecer que, provavelmente, essa será a primeira parte do trabalho a ser lida. O resumo deve ser bem estruturado, e guardar relação com o título e com o conjunto de palavras-chave. Deve ter entre 250 palavras até no máximo 500.
Redação do resumo: usar sequência de frases concisas e objetivas; usar verbo na terceira pessoa do indicativo; não usar parágrafos; não incluir referências, abreviaturas, fórmulas ou equações; evitar termos ou frases que não contenham informações relevantes; evitar adjetivos; não emitir julgamentos de valor, críticas ou comentários pessoais.
INTRODUÇÃO
A introdução é o primeiro tópico de um trabalho científico, é o encaminhamento do leitor para uma visão preliminar do assunto que será objeto da pesquisa. Expõe o que já foi publicado sobre o tema destacando a relevância e o interesse da pesquisa desenvolvida. Traz informações para que o leitor compreenda e avalie o trabalho. Deve esclarecer as intenções do autor, os objetivos do estudo, enunciar o tema, o problema, sua hipótese, desenvolvimento de raciocínio que será adotado, definir e caracterizar o material, o sistema, o fenômeno que analisou e ainda justificar e embasar por que está realizando este estudo, deve trazer citações bibliográficas.
Na introdução é possível além de propor hipóteses, tratar da metodologia usada quando precisa ser explicada ou justificada, antecipar resumidamente os principais resultados e conclusões do trabalho.
MÉTODOS
O tópico que inclui materiais e métodos ou casuística e métodos, deve permitir a reprodução de todo ou parte do trabalho por outro pesquisador que queira reproduzir este trabalho utilizando a mesma metodologia.
Tratando-se de trabalho experimental, deve-se descrever o seu desenho experimental, o que foi feito com o material utilizado na pesquisa e relatar em ordem cronológica detalhada, como foram tratados.
Se a pesquisa envolver humanos, deverá ser informado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, critérios de seleção, inclusão, exclusão se estão de acordo com a Declaração de Helsinki, autorização dos pacientes. Deve-se passar pelo Comitê de Ética e no caso de animais, verificar se está de acordo com o Conselho Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).
Informar se foi aplicado um projeto piloto para desenvolver a pesquisa utilizando a metodologia.
Quando houver pacientes nas pesquisas não colocar as iniciais dos mesmos, desta forma fica preservado o anonimato, é recomendado colocar um número para identificar os mesmos na pesquisa.
Deve-se utilizar na redação dos métodos os verbos no passado.
A parte referente aos métodos no trabalho deve responder totalmente à pergunta: Como foi feito?
REFERÊNCIAS
As referências formam o conjunto de indicações precisas e minuciosas que permite a identificação de um documento citado no todo ou em parte durante o trabalho acadêmico/científico (NBR 6023).
Uma referência deve oferecer os elementos fundamentais para a identificação e localização da obra citada: autoria, título, editora, ano, título da revista, informar o endereço eletrônico quando disponível.
Todas as referências citadas no texto deverão estar listadas no capítulo de referências seguindo as normas de acordo com a orientação dada pela faculdade ou pela publicação selecionada para submissão do trabalho.
Em Ciências da Saúde a norma mais utilizada é a dos editores de revistas científicas (Vancouver Style).
No Brasil algumas áreas do conhecimento utilizam a norma brasileira ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Explicação: