História, perguntado por anycarcarvalho4649, 6 meses atrás

Decorrentes da contraposição ao modelo técnico-linear, as perspectivas críticas surgiram a partir da década de 1970 com a intenção de discutir as determinações sociais e suas relações com a estrutura de poder na sociedade, sendo a publicação de Michael Young (1971) a primeira corrente sociológica voltada para a problematização do currículo. Alguns movimentos de reconceptualização do currículo surgiram nesta época. A partir das informações apresentadas, avalie as informações a seguir. I - O enfoque histórico hermenêutico: influenciado pelos estudos de Paulo Freire, que evidencia a experiência dos alunos e suas necessidades como centrais à construção do currículo. No Brasil, Paulo Freire foi um dos pioneiros a denunciar e a demonstrar de forma consistente o descaso do sistema escolar brasileiro e seu caráter discriminatório, opressor e a sua verdadeira intenção de destinar a educação apenas a uma elite. II - Enfoque neomarxista: conduzido por Michael Apple e Henry Giroux, que afirmam que o currículo não pode ser separado da totalidade social e cultural, tratando-se especificamente de um ato político. Nas décadas de 1970 e 1980, na área da Sociologia da Educação, Bourdieu e Passeron também mostraram o caráter reprodutivo da escola, que inevitavelmente impacta em seu currículo. III - O enfoque neopositivista: elaborado a partir das teses de Emile Durkheim, tem como fundamento a organização do currículo com base na ciência positiva, que deve ser neutra em relação aos conflitos sociais, pois cabe à escola preparar as crianças e jovens para viverem em harmonia social. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por verenaerica
0

Resposta: A alternativa 1 está correta.

Seguindo as teorias de Paulo Freire o processo didático deve partir do incentivo a leitura e a troca de informações e debate sobre a leitura em sala de aula, partindo do grupo tendo o educador como facilitador do conhecimento;

Do entendimento sobre as questões sociais e econômicas que envolvem todos os educandos;

Além da busca por estratégias que desenvolvam a leitura a partir de um dinamismo e da inclusão em sala de aula,

Assim, quanto mais incentivados os alunos se mantiverem, melhores serão os resultados sendo esse um trabalho mútuo entre a instituição e os mesmos.

Explicação:

Perguntas interessantes