De uma forma geral os músculos estriado esqueléticos podem gerar contração podendo ocasionar alterações de seu comprimento ou não, isso dependerá do objetivo ou proposta de intervenção mediante ao tipo de ganho de força muscular que se requer e, assim, passa a ser possível trabalhá-la de forma isométrica ou isotônica.
APOLONI, Bruna Felix; THON, Regina. Alves. Biomecânica e cinesiologia. Maringá: UniCesumar, 2020
Sendo assim, mediante aos conhecimentos adquiridos em aula e somado a leitura do livro base da disciplina, para a atividade de estudo 1 da disciplina de Biomecânica e Cinesiologia, responda as seguintes questões:
1) Quais são os três tipos de ação muscular? Em complemento, explique quando elas acontecem e o que acontece com o músculo principal nestes tipos de ação.
2) Observe as duas imagens abaixo e classifique o tipo de ação do músculo quadríceps em ambos os momentos de subida e descida no agachamento representado na figura A e no agachamento estático (repouso) apoiado em uma parede como representado na figura B.
Imagens elaboradas pelo professor, 2021.
Soluções para a tarefa
1) Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica. Quando a força interna produzida pelo músculo se iguala a resistência externa e não há movimentação das partes corporais, temos a ação “isométrica”. Desta forma o músculo gera tensão, mas não há alteração externa visível no comprimento muscular ou no ângulo da articulação envolvida. Um exemplo seria o ato de empurrar uma parede. Existe força exercida, os músculos estão tensionados, porém sem movimentação visível. Lembrando que este tipo de ação também é conhecido como ação estática. Quando a força interna é maior que a resistência externa, há movimentação do corpo, temos a ação concêntrica. Neste caso, a tensão gera um visível encurtamento no músculo, com uma diminuição no seu comprimento ou no ângulo articular [9].
Exemplo para este tipo de ação se dá pela flexão dos cotovelos com halteres. E quando o músculo gera tensão com visível alongamento do seu comprimento ou aumento do ângulo articular, temos a ação excêntrica. Um exemplo correspondente a este tipo de ação é o movimento de extensão das pernas quando fazemos o exercício de posterior na cadeira em suspensão. Esses dois tipos de ações citadas por último são conhecidas como ações dinâmicas.
2
A) DESCIDA: EXCENTRICA.
SUBIDA: CONCÊNTRICA
B) ESTÁTICO: ISOMETRIA
Na questão um temos que existem três tipos de ações musculares: isométrica, excêntrica e concêntrica.
Na ação excêntrica, há um movimento articular onde vemos o afastamento da inserção da origem, e com um volta controlada da musculatura. Um exemplo desse movimento é a extensão das pernas trabalhando a musculatura posterior.
Na ação concêntrica o movimento articular gera uma aproximação da inserção da origem, visivelmente temos um encurtamento do músculo, como no levantamento de halteres que a flexão de cotovelo proporciona.
Na ação isométrica não temos movimento articular, e a contração se dá através dos grupos musculares todos de uma vez, ao mesmo tempo. Um exemplo desse movimento é empurrar a parede.
Na questão 2, temos que na letra A na descida ocorre uma ação excêntrica, enquanto que na subida há uma ação concêntrica.
Na letra B temos o movimento estático de uma isometria.
Para saber mais sobre a contração muscular clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/3128126
Bons estudos!