De um modo simplificado, pode-se descrever mecanicamente um amortecedor automotivo como uma haste cujo tamanho varia mediante a aplicação de uma força de tração ou compressão na direção de seu comprimento. Essa haste oferece uma força de resistência oposta à força aplicada. Diferentemente de uma mola helicoidal, cuja força é proporcional ao deslocamento, no amortecedor a força é proporcional à velocidade de compressão ou de distensão. Nesse amortecedor ideal, sendo aplicada uma tração que faça seu comprimento L variar como L = 2t, onde t é o tempo, a força de resistência é a) decrescente. b) constante e não nula. c) crescente. d) nula. 02.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
A resposta CORRETA da questão está na LETRA B: "constante e não nula".
Explicação:
Pensando no funcionamento de um amortecedor automotivo, vemos que o mesmo funciona com a variação da haste. Esta haste trabalha de forma linear em relação ao tempo. Então já temos uma primeira informação:
- O trabalho da haste é linear quando relacionado ao tempo.
A questão também nos fala que a velocidade é constante quando diz que a força é proporcional ao deslocamento, sendo assim temos uma segunda informação:
- 2. A velocidade com que a haste trabalha é constante.
Com essas informações, podemos entender ´sem cálculos que a força do deslocamento se mantém em todo o trabalho proporcional a velocidade, o que nos faz ter uma força constante e não nula.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás