de tres beneficios das algas para os seres vivos
Soluções para a tarefa
OÁcido Docosaexaenoico é um ácido graxo essencial ômega-3, que tanto humanos quanto animais, não são capazes de produzir em seus organismos, e por isso necessitam buscar alimentam que contenham esse DHA de que tanto precisam.
O óleo de peixe é a fonte mais comum destes ácidos graxos ômega-3: EPA e DHA. Os animais que consumem o produto apresentam melhor saúde e alimentos que vierem deles também serão mais saudáveis e benéficos para o consumidor. Entretanto, a pela falta de disponibilidade, problemas com sustentabilidade, riscos de contaminação, inconsistência de bons resultados e alta constante nos preços, muitos criadores optam por fontes de DHA alternativas, que acabam sendo mais eficientes que o tradicional uso do óleo de peixe. Algumas das opções são o DDG e óleos vegetais como o de semente de algodão e o de girassol. Mas estes produtos não contém DHA, limitando os benefícios para a melhora da saúde animal e tampouco cria oportunidades de obtenção de derivados enriquecidos com o ácido graxo.
Existem hoje vários estudos que investigam a inclusão de algas na alimentação animal e de seres humanos como uma fonte rica e sustentável de DHA ômega-3. É daí que surgiu a ideia de uma fábrica para a obtenção de EPA e DHA.
1-Por conterem bastante magnésio, são excelentes para prevenir inflamações das artérias coronárias, previnem enxaquecas, sintomas da asma e ajudam a amenizar os sintomas da menopausa.
2-Ricas em fibras, são absorvidas mais lentamente pelo estômago e proporcionam uma sensação de saciedade, o que contribui para a perda de peso, favorece a eliminação de toxinas e de gorduras. As algas também são empregadas no tratamento contra a celulite e a flacidez.
3-Outro benefício das algas marinhas é sua importância para a economia humana, uma vez que também são utilizadas como alimento, matéria-prima para a indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica e para a produção de meios de cultura de fungos e bactérias.