História, perguntado por itamarisbarbosa, 10 meses atrás

De que modo a revolução gloriosa beneficiou a burguesia

Soluções para a tarefa

Respondido por lorde8
3

A aliança dos dois partidos do Parlamento resultou no oferecimento do trono a Guilherme de Orange, chefe de Estado da Holanda, protestante e casado com Maria Stuart II, filha de Jaime II. Em 1688, Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra e expulsou seu sogro, Jaime II, do trono inglês.

No poder, Guilherme III (título conseguido a partir da subida ao trono) jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos), que instituía o julgamento dos indivíduos por um júri, perdendo ainda o rei a prerrogativa de suspender a execução de leis e de estipular impostos sem autorização do Parlamento. O Bill of Rights estipulava a criação de um exército permanente, a garantia de liberdade de imprensa e de liberdade individual, a proteção à propriedade privada e a autonomia de atuação do poder judiciário. Essa medida garantia a transformação em leis dos interesses sociais da burguesia inglesa, além de colocar a autoridade do rei subordinada ao poder parlamentar.

Houve ainda a criação do Toleration Act (Ato de Tolerância), que garantia liberdade religiosa aos cristãos, excetuando os católicos.

A Revolução Gloriosa configurou-se, dessa forma, como uma revolução política, que surgiu para consolidar o poder econômico e a supremacia burguesa. A monarquia constitucional de caráter liberal era, assim, o resultado político da revolução social desencadeada em 1641, com a guerra civil inglesa.


itamarisbarbosa: Tem como resumir pk aqui tem poca linha
lorde8: o último parágrafo escreve so ele blz se gostou da um ok ae e me segue
Perguntas interessantes