Geografia, perguntado por geovannigamerbr, 8 meses atrás

De que maneira os refugiados foram acolhidos na cidade de São Paulo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

O venezuelano de 50 anos, que era dono de uma construtora, trabalha como ajudante de depósito há cinco meses, seu primeiro emprego desde que chegou no Brasil, oito meses atrás, com o filho e o genro. Os três homens vieram de Cumaná de ônibus antes de ir a Boa Vista, onde a maioria dos venezuelanos chegam buscando refúgio, comida e trabalho no Brasil.

“A Venezuela estava desmorando”, ele explica. “Não havia trabalho, comida ou medicação. Eu tive que vender tudo que eu tinha – minha casa e meu carro – para poder chegar no Brasil e proteger a minha família. Eu não tive outra escolha”.

O fluxo de refugiados e migrantes que cruzam da Venezuela para o Brasil aumentou exponencialmente nos últimos cinco anos, com 200 mil pessoas que chegaram ao país desde o início de 2017. Destes, mais de 100 mil já se mudaram. Todavia, 98 mil ainda se encontram no país e cerca de 500 pessoas chegam no Brasil todos os dias.

Abrigos em Pacaraima e Boa Vista se encheram rapidamente, levando o governo federal a buscar novas soluções que permitissem que mais venezuelanos fossem ajudados ao cruzar a fronteira, e que oportunidades fossem dadas para aqueles que já estão aqui recomeçarem suas vidas nas cidades de todo o Brasil.

A cidade de São Paulo lidera o processo que já acolheu mais de 3 mil venezuelanos interiorizados em todo o Brasil. Conhecida por sua diversidade, após décadas recebendo refugiados e imigrantes, a megacidade é hoje o lar de 532 venezuelanos que chegaram por meio da parceria do município com o governo federal e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

“Ambos, empresas e refugiados, aproveitaram essa oportunidade para crescer e se desenvolver”

Quando González chegou pela primeira vez em São Paulo, ele recebeu uma cama em um abrigo no bairro de São Mateus, onde o governo municipal havia se preparado para receber pouco mais de 200 venezuelanos. Agora, 164 pessoas estão abrigadas. Este fato deve-se aos programas urbanos projetados para ajudar os recém-chegados a recuperar sua independência, por meio de aulas de idiomas e oportunidades de trabalho, dando a eles o necessário para se mudarem para suas próprias casas e abrindo espaço para outros que queiram recomeçar em São Paulo.

Gonzalez foi contratado pela Doxs depois de se inscrever para o programa Trabalho Novo, que já ajudou cerca de 100 venezuelanos a encontrar trabalho em São Paulo. Ele é um dos 74 que conseguiram sair do abrigo e alugar seu próprio apartamento.

Respondido por RalphaOrion
1

Resposta:

Pois a cidade de São Paulo é uma cidade que possui muitas indústrias e assim muitas ofertas de emprego, também é uma região que possui muitos recursos e oferece uma condição de vida melhor do que todas as cidades da América Latina por isso é uma cidade muito buscada pelos refugiados.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes