de que maneira o regime federativo atendia aos interesses dos grupos oligarquicos dominantes nos estados ?
Soluções para a tarefa
Assim, sem nenhum procedimento eleitoral democrático, o povo não escolhia realmente os representantes, e as oligarquias poderiam exercer seu poder de forma contínua e, por meio de alianças, pressionar o governo central.
:)
O regime federativo atendia aos interesses dos grupos oligárquicos dominantes nos estados, pois após a descentralização do poder quem ficou no poder foram os Estados mais fortes. Esses Estados para se manterem no poder, precisavam de apoio das oligarquias dos outros Estados, entrando em acordo mútuo em troca de favores.
As Oligarquias Dominantes
Essa dominação dava-se pelo domínio das duas oligarquias dominantes do Brasil que eram São Paulo e Minas Gerais. Que fundaram a política da “República do Café com Leite”, de acordo com essa política, um mandato seria paulista e depois seria mineiro.
A oligarquia paulista se destacava pela riqueza econômica e por isso exercia forte influência nacional. Já a oligarquia mineira não tinha essa força, porém a organização política estimulava a ascensão de Minas em termos políticos.
Com o federalismo, os Estados tiveram mais autonomia perante seus territórios, e com isso as oligarquias locais, com a prática do coronelismo e suas condições de grande proprietários de terras, associada ao grau da massa miserável, que dependia das terras do proprietário, ganhavam cada vez mais poder.
Os oligarcas controlavam o eleitorado local em razão de favores que o povo devia a eles. Muitos camponeses tornaram-se jagunços e matavam, fraudavam e promoviam outras formas de corrupção para manter esse sistema.
A política dos governadores dos Estados fundamentava-se em uma troca de favores entre o Executivo federal (presidente da República) e o Executivo estadual (os governadores).
Saiba mais sobre “Regime Federativo” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10525661