De que maneira o conhecimento técnico permitiu a modificação da paisagem no deserto de Sonora,na Califórnia,Estados Unidos?
Soluções para a tarefa
O Deserto de Sonora, também conhecido como Deserto Gila e Baixo Deserto, é um bioma que se localiza na América do Norte e abrange no sudoeste dos Estados Unidos os estados da Califórnia e do Arizona (áreas nas cidades de Tucson, Scottsdale e Phoenix) e o norte do México. É um deserto de latitude média (ocorre entre os paralelos 30° e 50° N) e possui aproximadamente mais de 310.000 km² de extensão territorial e é o segundo maior deserto quente da América do Norte, ficando atrás apenas do Deserto de Chihuahua que tem 362.600 km² de extensão.
O clima no deserto de Sonora é característico deste tipo de bioma, ou seja, árido, com manhãs quentes com ar seco e temperatura elevada, podendo ultrapassar os 50°C no verão, e noites frias com queda da temperatura. As chuvas também são pouco comuns no deserto podendo ocorrer no período do inverno e no período do verão. Apesar da baixa precipitação é possível encontrar lagos em Sonora, onde é comum encontrar animais e habitantes no entorno.
É uma região com grande diversidade de fauna e flora que estão adaptados as condições deste tipo de ambiente. Entre os animais que podem ser encontrados no deserto de Sonora estão escorpiões, cobras, tartarugas do deserto, veado, antilocapras, morcegos-celestes e coiotes. De modo geral, a maioria dos animais fica ativa no período noturno quando as temperaturas estão mais baixas e a perda de água corporal para o ambiente é menor. Já a flora do local é caracterizada pela presença em abundância do cacto de Saguaro (Carnegiea gigantea), uma planta da família Cactaceae que pode atingir mais de vinte metros de altura e pesar mais de dez toneladas. Aparentemente os cactos desta espécie surgiram nesta região há aproximadamente oito mil anos. Eles crescem lentamente e podem viver durante muitos anos (mais de 180 anos). A florescência do cacto Saguaro geralmente ocorre no verão e no topo das suas ramificações, sendo a sua flor o símbolo do estado do Arizona, nos Estados Unidos. Arbustos pequenos e moitas também fazem parte da flora da região, assim como outros gêneros de cactos (Cylindropuntia sp. e Opuntia sp.).
Além da fauna e da flora, a paisagem do deserto de Sonora também é composta por grandes dunas em forma de estrelas também encontradas no deserto do Saara e da Namíbia. Estas dunas surgem como resultado a padrões irregulares de ventos, ou seja, ventos vindos de várias direções diferentes.
Em 1952, ao sul da cidade de Phoenix, foi fundado em pleno deserto de Sonora um museu, o Arizona-Sonora Desert Museum, que proporciona aos visitantes locais e aos turistas uma área a céu aberto onde é possível apreciar toda a diversidade de flora e fauna em seu habitat natural. O museu reúne uma galeria de arte, um zoológico, um jardim botânico e aquário; tudo visando à preservação da diversidade local através de programas de educação ambiental e projetos de conservação.