Geografia, perguntado por YasmimRamalho15, 1 ano atrás

De que forma os Estados Unidos exercem atualmente sua influência sobre os países latinos americanos? Como isso se verifica no combate ao narcotráfico?

Soluções para a tarefa

Respondido por VestraV
23
Um fato prudente à se dizer é que os Estados Unidos não subordinaram e subordinam apenas os países latino americanos na sua zona de influência,mas se destaca por sua duração secular,pois,graças à priximidade territorial e ao fato de que os Estados Unidos já eram independentes quando os primeiros países latinos atingiram autonomia política.Essa política de "superioridade social"por parte dos americanos veio acompanhada de uma filosofia baseada no hipótese de que a maioria dos países latinos não tinham nem senso de ordem ou civilização,dada então a política do Big Stick no século XIX.
Atualmente porém,essa influência continua,mais principalmente ligada a dependência do mercado industrial americano clara em relação dos países latinos,que tem uma economia com uma,ainda,grande participação do setor primário;além do fato da pressão dentro do mercado capitalista e em tempo de guerras ou perigos do avanço comunista.
Os americanos apoiaram golpes militares de direita na América do Sul como forma de romper o perigo do avanço soviética próximas as suas periferias de mercado;fez pressão para a entrada em guerras ou transporte de recursos ao seu parque industrial,isso em países como Brasil.O mercado americano hoje,é a maior influência sobre esse países,e isso afeta até outros países desenvolvidos como França ou Alemanha.

larimky239: A influência estadunidense na América Latina ocorre tanto em termos político-econômicos, com as pressões visando à implantação da Alca, quanto em termos militares, como no caso do combate ao narcotráfico na Colômbia, no qual os Estados Unidos interferem diretamente na venda de armas e de aeronaves.
AlineFerreira288: Eu não sei
Perguntas interessantes