De que forma o farmacêutico atua na Farmácia Clínica do Hospital Albert Einstein?
Soluções para a tarefa
Resposta:
einstein (São Paulo)
einstein (São Paulo) é uma publicação oficial de divulgação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
HOME
ARTIGOS
einstein (São Paulo). 01/dez/2011;9(4):456-60. ARTIGO ORIGINAL
Implantação e evolução da farmácia clínica no uso racional de medicamentos em hospital terciário de grande porte
Fábio Teixeira Ferracini, Silvana Maria de Almeida, Juliana Locatelli, Sandra Petriccione, Celina Setsuko Haga
DOI: 10.1590/s1679-45082011ao2140
RESUMO
Objetivo:
Demonstrar o desenvolvimento e a contribuição da farmácia clínica no uso seguro e racional de medicamentos em hospital terciário de grande porte.
Métodos:
O trabalho envolveu a participação do farmacêutico clínico em todas as questões relacionadas ao uso de medicamentos no hospital. No início, estava relacionado à análise da prescrição médica, visita horizontal e implantação de protocolos. Posteriormente, outras atividades foram incorporadas como: farmacovigilância, participação em comissões e rotinas gerenciadas. Após a identificação do problema relacionado ao medicamento, o farmacêutico contatava o médico e, após a intervenção, registrava a conduta na prescrição e ou no prontuário do paciente. Os dados eram apresentados em forma de relatórios e divulgados para a gerência médica.
Resposta:
O farmacêutico atua na Central de Atenção e Prescrição, onde os farmacêuticos analisam todos os medicamentos que foram inseridos no sistema pelo médico. O farmacêutico também participa do protocolo de risco de sangramento, identificando quais são os pacientes que estão em uso de medicamentos anticoagulantes. Eles também atuam na Unidade de Terapia Itensiva Adulto, na qual ele acompanha diariamente os pacientes internados, participando das visitas multiprofissionais. Os farmacêuticos também atuam no Departamento de pacientes graves e também na pediatria.
Explicação: