De que forma o design digital está inserido na criação de personagens e paisagens dos
jogos eletrônicos? De exemplos.
Quais modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrô-
nicos? de exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
ExplicO design de jogos eletrônicos é o processo onde se projeta o conteúdo e as regras de um videogame no estágio de pré-produção, [1] bem como o desenvolvimento da jogabilidade, da ambientação, do enredo e dos personagens no estágio de produção. Pode-se dizer que designer de um jogo é muito parecido com o diretor de um filme; o designer é o visionário do jogo e controla os elementos artísticos e técnicos a fim de efetuar sua visão. [2] O design de videogames requer competência artística e técnica, além de habilidades de escrita.[3]
À medida que a indústria maturou e adotou metodologias de produção alternativas, como o Desenvolvimento ágil de software, a função do designer de jogos principal começou a se dividir - alguns estúdios passaram a enfatizar o modelo mais focado na visão do autor principal enquanto outros no modelo mais orientado para o talento da equipe como um todo. Na indústria de videogames, o design de videogames é geralmente chamado de "game design (design de jogos)", que é um termo mais abrangente quando usado fora dela.
Nos primórdios da indústria, muitos programadores de jogos eletrônicos chegavam a compor toda a equipe de design. Esse é o caso de designers famosos como Sid Meier, John Romero, Chris Sawyer e Will Wright. Uma notável exceção a essa política foi a empresa Coleco, que sempre dividiu as funções de design e programação.
Conforme os jogos se tornaram mais complexos e os computadores e consoles se tornaram mais poderosos, o trabalho do designer de jogos eletrônicos foi se separando do de programador principal. Logo a complexidade e a vasta dimensão dos games exigiu que os membros da equipe se concentrassem no design do jogo. Muitos dos veteranos, como os citados anteriormente, escolheram o caminho do design, dispensando a programação e a delegando a outros profissionais.
Em games extremamente complexos, como MMORPGs, ou games de ação ou de esporte com grande orçamento, a quantidade de designers podem chegar às dezenas. Nesses casos, geralmente, há um ou dois designers principais e muitos designers juniores que ficam responsáveis por subconjuntos ou subsistemas do game. Em empresas maiores, como a Electronic Arts, cada aspecto do game (controle, design de níveis) pode ter um produtor separado, o designer principal e vários designers gerais. Eles também podem participar ativamente da elaboração da trama do game.
Índice
1 Visão geral
2 Designer de jogos
3 Setores
3.1 Design de mundo
3.2 Design de sistema
3.3 Design de conteúdo
3.4 Roteiro de jogos
3.5 Design de nível
3.6 Design da interface do usuário
3.7 Design de áudio
3.8 Game feel
4 Elementos do jogo
4.1 Narrativa
4.2 Jogabilidade
5 Processo de design
6 Veja também
7 Referências
ação:
Questão 1: O design digital é um dos aspectos modernos da arte visual. É a expressão de emoções, sentimentos, marcas, produtos ou assinaturas através da imagem gráfica.
O design digital está inserido na criação de personagens e paisagens, na medida em que ele é o meio através do qual se criam, programam e exibem esses elementos dos jogos eletrônicos.
Assim, um grupo de artistas é responsável por visualizar ou conceituar os personagens, cenários, criaturas, objetos, etc. Esses artistas baseiam-se nas ideias originais dos criadores e, em seguida, criam uma série de propostas digitais sobre a aparência do jogo.
Questão 2: Algumas das modalidades das artes visuais estão presentes no design digital e nos jogos eletrônicos temos:
- Desenho,
- Música,
- Escultura,
- História.
O design de jogos eletrônicos é o processo de criação de um videogame, desde o conceito inicial até o videogame em sua versão final. É uma atividade multidisciplinar, que envolve profissionais de programação, design gráfico, animação, som, música, atuação, etc.
O processo é semelhante à criação de software em geral, embora difira no grande número de entradas criativas necessárias, como: música, história, design de personagens, níveis, etc.
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